Projeto do Campus Erechim para confecção de EPIs entra em nova fase

Está começando uma nova fase do projeto de extensão “Desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual para uso hospitalar no enfrentamento da Covid-19”, do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Até o momento, foram elaboradas mais de 2 mil batas, doadas para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) – na foto em destaque, homenagem recebida de trabalhadores do hospital. A partir de agora, serão produzidos em torno de 11 mil equipamentos de proteção, entre batas e máscaras cirúrgicas, que beneficiarão 37 municípios gaúchos (confira a relação abaixo). O projeto é coordenado pela professora Raquel de Campos.

A primeira fase foi possível graças ao auxílio de servidores da área de Moda e Vestuário e de outras áreas do Campus e ao trabalho colaborativo de voluntários, entre eles estudantes, ex-alunos, comunidade externa, empresas, Sindivest e Centro Tecnológico. Na nova etapa, o projeto é realizado em parceria com a Engie Brasil Energia, Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – 16ª Região de Saúde (Cosems).

A Engie Brasil Energia – por meio do gerente da Usina Hidrelétrica Passo Fundo,  Ederson Maia – doou 4 mil folhas de Tecido-Não-Tecido (TNT) adequado para uso odonto-médico hospitalar (TNT Spunbond Meltblown Spunbond), respeitando as recomendações exigidas pela Anvisa. O projeto foi contemplado ainda com 1.715 folhas do mesmo material via recurso do Edital 23/2020 do IFRS, exclusivo para o enfrentamento da Covid-19.

Cada município receberá um kit contendo unidades de batas e máscaras cortadas, além de linhas, elásticos, ficha técnica, peça piloto e todas as instruções necessárias para a produção dos EPIs. As profissionais da área de Moda e Vestuário, contando também com a colaboração de servidores de outras áreas do Campus Erechim do IFRS, ficaram responsáveis pelo desenvolvimento, corte e montagem dos kits. A presidente da Cosems, Valdirene Foletto, organizou, com as secretarias de saúde, a logística de distribuição de kits para cada um dos municípios, juntamente com a Amau. Posteriormente, os secretários de saúde farão o gerenciamento e a distribuição dos materiais para serem confeccionados por voluntários.

As peças confeccionadas serão doadas para a FHSTE, hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 37 municípios, conforme planejamento do projeto. Na cidade de Erechim, as batas estão sendo confeccionadas pelas empresas Marcolin e Gata Refinada e também por voluntários, que realizam as atividades em suas próprias casas.

Os municípios a serem beneficiados são: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre  Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama,  Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Pontão, Ponte Preta, Quatro irmãos, Rio dos Índios, Ronda Alta, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Palmeiras, Três Arroios, Trindade do Sul e Viadutos.