Início do conteúdo

Projeto de absorventes sustentáveis é selecionado para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo


Frase: Do IFRS para o mundo. São Elas - Alunas do IFRS vão representar o Brasil no prêmio Jovem da Água, na Suécia. Ao fundo da frase, fotografia de estudantes se abraçando emocionadas.

O projeto de pesquisa do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” será o representante do Brasil na grande final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), que acontecerá na Suécia em 26 de agosto de 2022. O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento da etapa brasileira, no Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira, 06 de junho de 2022. O SJWP conta com a participação de milhares de jovens inovadores entre 15 e 20 anos, de mais de 30 países, encorajando o interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade.  > Assista à cerimônia de encerramento da etapa brasileira, transmitida no canal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) no YouTube

Sobre o SustainPads Três absorventes femininos que foram desenvolvidos com fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira.

As estudantes autoras do projeto são Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do ensino médio integrado, e contam com a orientação da professora orientadora, Flávia Twardowski. As jovens desenvolveram materiais absorventes a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. Elaboraram também um biofilme com resíduos da indústria nutracêutica. Esses materiais demonstraram ser uma alternativa mais barata e ambientalmente sustentável para a confecção de absorventes higiênicos, em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. O baixo custo dos absorventes – que é de R$ 0,02 por unidade, em média – contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado com a higiene menstrual.

 

Emoção e orgulho 

Únicas representantes do Rio Grande do Sul e também de Institutos Federais, as jovens cientistas evidenciam a satisfação de participar do Prêmio e a responsabilidade de representar o país, o IFRS e Osório na etapa mundial:

Para Camily, que foi instigada pelo tema da pesquisa com a descoberta de que sua mãe havia sofrido com a pobreza menstrual, o sentimento é de missão cumprida: “Tudo isso representa muito mais que um prêmio. É resultado de todo esforço e dedicação que vivenciamos no desenvolvimento do projeto. Receber esse reconhecimento ao mesmo tempo em que me engajo com uma causa tão importante para a saúde e qualidade de vida das mulheres é enriquecedor”. Ela conta que não imaginei que a sua ideia pudesse se tornar algo tão grande a ponto de ser o projeto escolhido para representar o Brasil na grande final do prêmio. “Fico feliz em dizer agora que a importância desse projeto vai além da questão social: também envolve a pauta do impacto ambiental de absorventes sintéticos, proporcionando uma alternativa mais acessível e ecológica por meio da utilização de subprodutos industriais aqui da nossa região”, complementa.

Laura diz que se sente honrada e emocionada com o reconhecimento. “O sentimento de orgulho em poder levar a ciência jovem feminina brasileira é espetacular. Nossa pesquisa, o SustainPads, que começou para atender a uma demanda dentro da nossa comunidade, e agora conquistou mais um lugar no mundo. Vivemos dias incríveis no Rio, criando novos laços. Contamos sobre a nossa pesquisa e voltamos para Osório com a alegria de que vamos levar o nome do nosso IFRS para o mundo. Faremos nosso melhor e aproveitaremos essa oportunidade maravilhosa com a qual fomos agraciadas”, observa a estudante.

Para a professora Flávia, ter o IFRS representando o Brasil no prêmio Jovem da água de Estocolmo na Suécia é tão gratificante quanto os resultados obtidos pelo projeto, que trata de um tema de extrema importância: “É extraordinário! Foi desafiador ter desenvolvido esse trabalho com meninas cientistas que durante a pandemia saíram de sua zona de conforto e buscaram uma alternativa sustentável e economicamente viável para um problema que atinge uma em cada quatro mulheres brasileiras. Apesar de trabalharmos com poucos recursos, conseguimos mostrar que a educação e a ciência são um caminho possível”.

 

Sobre a etapa nacional do Prêmio Jovem da Água

A etapa nacional do Prêmio Jovem da Água ocorreu nos dias 5 e 6 de junho de 2022 no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, integrada à Conferência Internacional Rio 2030. No primeiro dia, os representantes dos cinco projetos finalistas realizaram um passeio turístico pelos principais pontos turísticos da cidade. No segundo dia, uma intensa programação cultural envolveu o tema sustentabilidade, com uma aula magna, cinco palestras, apresentação dos trabalhos finalistas pelos oito jovens cientistas, um desfile de moda sustentável, um espetáculo musical e o anúncio do projeto selecionado.

Sobre o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP)

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio é organizado anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A princesa Vitória, da Suécia, é a patrona do prêmio.

O SJWP conta com a participação de milhares de jovens inovadores entre 15 e 20 anos, de mais de 30 países, encorajando o interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. No Brasil, o prêmio é realizado desde 2017.

Diversos jovens que participam do prémio estão sobre o palco com os braços para cima. No fundo telão com a frase: Stockholm Junior Water Prize - Etapa Brasil 2022

 

Fotos: Jorge Porci/Abes

Texto: jornalista Gabriela Morél – Comunicação do Campus Osório do IFRS

Fim do conteúdo