Educação a Distância
Projeto Aprenda Mais abre inscrições para bolsistas estudantes e servidores
Estão abertas até 10 de fevereiro de 2026, as inscrições para seleção complementar de bolsistas do projeto Aprenda Mais, realizado em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Ministério da Educação (MEC).
São ofertadas cinco vagas destinadas a estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação do instituto, além de servidores da instituição e de outros órgãos públicos.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
Atuação e benefícios
A atuação será em regime remoto, junto à Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD) da Reitoria, com carga horária entre 12 e 16 horas semanais.
O valor das bolsas varia de R$ 3000 a R$ 900, conforme a função e carga horária.
As bolsas terão duração de 1º de março de 2026 a 31 de dezembro de 2027, no caso de Tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Supervisor de Libras, Designer de Conteúdo e Designer Educacional Júnior, e de 16 de abril de 2026 a 31 de dezembro de 2027, para Supervisor de Suporte Técnico.
Vagas e requisitos
Para se candidatar as vagas é necessário ter concluído o curso “Capacitação para Autores de Cursos para a Aprenda Mais”, disponível na plataforma do MEC, manter vínculo com o IFRS ou outro órgão público, conforme a vaga; não acumular bolsas em desacordo com as regras institucionais; apresentar autorização da chefia imediata, no caso de servidores; e ter disponibilidade para atuação remota, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 19h30, além das especificidades exigidas em cada função, conforme abaixo.
Tradutor de Libras (1 vaga – servidor do IFRS ou de outros órgãos): exige formação conforme a Lei Federal 14.704/2023, fluência em Libras, habilidades para gravação e edição de vídeos de tradução, além de equipamentos básicos. As atividades envolvem a produção de vídeos de tradução de conteúdos educacionais.
Supervisor de Libras (1 vaga – servidor do IFRS ou de outros órgãos): é necessário formação conforme a Lei Federal 14.704/2023, fluência em Libras, experiência em revisão de vídeos de tradução, além de equipamentos básicos.
Designer de Conteúdo (1 vaga – estudante do IFRS): voltada a estudantes regularmente matriculados, ter conhecimento e experiência em gestão de redes sociais; experiência na criação e desenvolvimento de postagens para mídias digitais e em edição gráfica, entre outras conforme descritas no Anexo I deste Edital
Designer Educacional Júnior (1 vaga – estudante do IFRS): voltada a estudantes regularmente matriculados, ter computador e internet para realização de atividades do projeto
Supervisor de Suporte Técnico (1 vaga – servidor do IFRS): exige conhecimento técnico em Moodle; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); experiência em suporte e encaminhamento de chamados; conhecimento da Plataforma Aprenda Mais; além computador e internet para realização de atividades do projeto;
O processo seletivo será online, composto por análise técnica documental e entrevista. Mais informações estão disponíveis no Edital Proen IFRS nº 02/2026. Dúvidas podem ser enviadas para aprendamais@ifrs.edu.br.
Sobre o Aprenda Mais
Criado em 2020, o projeto busca ampliar o acesso a cursos de qualificação profissional a distância. A plataforma Aprenda Mais reúne cursos gratuitos e de curta duração oferecidos por instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.