Programa Mulheres Mil é ofertado em seis campi do IFRS

Aula do curso Microempreendedor Individual - Campus Viamão

Qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade. No Instituto os cursos até o momento são ofertados nas unidades de  Alvorada, Erechim, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão

Cursos do Programa Mulheres Mil estão sendo oferecidos em seis campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa tem como objetivo a oferta de cursos presenciais para mulheres a partir dos 16 anos, moradoras dos territórios de abrangência dos campi. A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com os Institutos Federais (IFs) de todo país.

Até o momento as aulas ocorrem nas unidades de: Alvorada, Erechim, Porto Alegre, Restinga, Rolante e Viamão. Ao final do curso as estudantes recebem certificado.

A estimativa é de que mais nove campi ofereçam cursos, totalizando 650 vagas que farão parte do ciclos 2024 e 2025.

Confira o curso com inscrições abertas e início previsto para setembro:

Campus Restinga

Libras Básico – 25 vagas, com aulas de setembro a dezembro.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas via formulário online até 31 de agosto de 2024.

O curso é voltado para mulheres a partir de 16 anos em situação de vulnerabilidade social.

Com duração de 160 horas, as aulas serão realizadas em três dias da semana (de segunda a quarta-feira) no turno da tarde, 13h20min às 17h30min.

Mais informações na página do Campus Restinga, acesse.

Cursos ofertados no IFRS com inscrições encerradas

Campus Alvorada

Assistente de Costura – 25 vagas, com aulas de agosto a dezembro.

Campus Erechim

Costureiro  de Máquina Reta e Overloque – 25 vagas, as aulas encerram em setembro.

Campus Restinga

Confeccionador de Bolsas em tecidos – 25 vagas, com aulas de agosto a dezembro.

Campus Porto Alegre

Salgadeiro – 25 vagas, com aulas de setembro a dezembro.

Campus Rolante

Manicure e Pedicure – 25 vagas, com aulas de setembro a dezembro.

Campus Viamão

Microempreendedor Individual – 25 vagas, com aulas de agosto a dezembro.

Sobre o Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil é uma ação consolidada de formação profissional que busca compreender a dimensão de gênero, em especial das mulheres que tiveram poucas oportunidades de escolarização e acesso ao mundo do trabalho, em suas desigualdades. A proposta de acesso, permanência e êxito  visa o empoderamento, a superação de violências e a equidade de gênero.

O Objeto é fomentar, no âmbito do Programa, a oferta de cursos de qualificação profissional, a fim de contribuir para a igualdade social, econômica, racial, étnica e de gênero de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Foto e arte: Comunicação do Campus Viamão