Início do conteúdo

Programa Circula Leitura vai estimular o hábito de ler e contribuir com o setor produtivo do livro no Rio Grande do Sul


Programação do IFRS na Feira do Livro de Porto Alegre de 2024

Iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terá lançamento no dia 03 de novembro durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

Uma iniciativa que busca promover práticas de leitura, escrita e produção criativa e também contribuir com a recuperação financeira da cadeia produtiva do livro no Estado será lançada durante a 71ª Feira do Livro de Porto Alegre pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).  Trata-se do Programa Circula Leitura, o qual prevê ações de qualificação para mediadores, recomposição de acervos de bibliotecas atingidas pela catástrofe climática e atividades com autores gaúchos em unidades do IFRS. 

O lançamento será aberto ao público e ocorrerá na segunda-feira, 03 de novembro de 2025, às 11h, no Território dos Parceiros da Feira. A atividade faz parte da programação da “Mostra de Projetos de Arte e Cultura do IFRS na Feira”, com programação das 11h às 18h do dia 03, incluindo apresentações teatrais, musicais e uma oficina (confira detalhes abaixo).

 

Sobre o Programa Circula Leitura

O Circula Leitura é um programa da Pró-reitoria de Ensino do IFRS previsto para ocorrer durante o ano de 2026. Entre as ações programadas estão ciclos de qualificação de mediadores de leitura, de 40h cada, em quatro cidades da região metropolitana. As formações serão direcionadas a professores, bibliotecários, agentes de leitura, jovens mediadores, atendendo bibliotecas escolares e comunitárias atingidas pelas enchentes. As inscrições serão gratuitas e os participantes terão auxílio financeiro para passagem e alimentação. São previstas 300 vagas.

Serão realizadas ainda arrecadações de obras literárias voltadas a crianças e jovens, as quais serão encaminhadas para bibliotecas atingidas pelas chuvas de 2024. Especificamente para estudantes e servidores do IFRS, estão planejados encontros com autores do Rio Grande do Sul nos 17 campi, com a leitura prévia das obras mobilizadas por meio de projetos de leitura. O programa contempla também a aquisição de livros de autores do Estado para as bibliotecas do IFRS.

Ao final do projeto, deverá ser realizado um evento literário no município de Viamão e a produção de um documentário. O Circula Leitura é coordenado pelos servidores Alexsander Ferreira, Victoria Cristina de Souza Moura e Ana Paula Cecato de Oliveira. O investimento nas ações é estimado em R$ 900 mil, viabilizado a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna.

As novidades do programa poderão ser acompanhadas no Instagram, página @circulaleituraifrs.

 

Atrações do IFRS na Feira do Livro

Pelo segundo ano, o IFRS leva para a Feira do Livro de Porto Alegre atividades culturais e artísticas desenvolvidas por estudantes e servidores de diferentes campi. As ações são abertas ao público, gratuitas e ocorrerão no Território dos Parceiros da Feira no dia 03 de novembro de 2025. Confira, a seguir, a programação.

 

Mostra de Projetos de Arte e Cultura do IFRS na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

  • Data: 03/11/2025 
  • Local: Território dos Parceiros da Feira

11h – Lançamento do Programa Circula Leitura IFRS / Apresentação de slam (poesia falada) da estudante do IFRS – Campus Viamão Valentina Duarte dos Santos / apresentação “O Agora Periférico” do IFRS – Campus Viamão / Fala das autoridades

11h30 – Apresentações teatrais do IFRS – Campus Viamão: “Confissões”, do projeto de extensão Leituras Elásticas; “Exuzilhar”, do projeto de extensão Sarau Cultural; 

13h às 14h – intervalo de almoço

14h – Apresentação teatral A encadernadora, do IFRS – Campus Veranópolis

15h – Oficina “Upcycling como estratégia para adiar o fim do mundo: a literatura acolhe a sustentabilidade”, do IFRS – Campus Feliz

16h30 – Apresentação musical do projeto de extensão “Eu sou o samba”, do IFRS – Campus Alvorada

17h30 – Apresentação musical do IF Música Clube, do IFRS – Campus Veranópolis

 

Fim do conteúdo