Professores do Campus Rio Grande trabalham no desenvolvimento de equipamentos de baixo custo para desinfecção

Diante da pandemia causada pelo Sars COV 2 (Covid-19), tornou-se urgente a busca por soluções em diversas frentes, tais como vacinas e remédios. Outrossim, tornou-se fundamental o trabalho de higienização e desinfecção de ambientes, especialmente em áreas hospitalares, visando reduzir a disseminação do vírus.

Nesse contexto, os professores da Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Marcelo M. Galarça e Anderson F. Porte uniram-se a outros pesquisadores da Furgs, UFSM e Unisc e vêm propondo o desenvolvimento de equipamentos de baixo custo para desinfecção de máscaras e também de superfícies, mais especificamente, do chão em ambientes hospitalares, clínicas e postos de saúde através da utilização de radiação UV C.

Atualmente, o grupo já desenvolveu o primeiro protótipo de um rodo que utiliza lâmpadas UV C para desinfecção de superfícies, o qual foi testado pelos professores Marcelo Galarça e Ana Votto (IBC-Furg) na OeanTec (Furg) no dia 27 de abril de 2020 para verificação das dosagens de radiação obtidas, tendo apresentado bons resultados. Porém, foi verificada a necessidade de maior potência de radiação (o que implica em uma lâmpada UV C, também, de maior potência) para um menor tempo de aplicação do rodo na superfície a ser descontaminada, tornando, assim, o processo operacionalmente mais rápido.

De acordo com a experiência de alguns membros do grupo (infectologistas e microbiologistas), quanto menos tempo se leva para alcançar a dose de radiação necessária, maior é a sensibilidade celular. Assim, o rodo precisa fornecer uma capacidade de irradiação significativa de forma que, em poucos, instantes a inativação de vírus e bactérias seja alcançada. O grupo já está realizando os ajustes necessários e novos testes deverão ser realizados na OceanTec ainda nesta semana.

Em seguida, a próxima etapa é a realização de testes biológicos com cultura de bactérias e por PCR para detectar a presença do RNA do SarsCov-2, os quais deverão acontecer no HU da Furg e também no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, vinculado a outra parceira do projeto, a Unisc. Simultaneamente, em Santa Maria, o estudante Bruno Silva de Castro, do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSM, vem desenvolvendo também um protótipo do rodo UV C sob orientação do professor Rodrigo Guerra.

Desinfecção de máscaras

Em paralelo a isso, o grupo desenvolve também uma caixa para desinfecção de máscaras N95, a partir da troca de informações com os pesquisadores parceiros da UFSM. Esta caixa consiste em uma câmara fechada na qual as referidas máscaras ficam expostas à radiação UV C por um período para eliminação dos patógenos. O grupo está finalizando a etapa de construção do protótipo, cujos desenhos (assim como os desenhos do protótipo do rodo UV C) foram desenvolvidos pelo estudante de Engenharia Mecânica do IFRS Roger Costa. Este protótipo também deverá ser encaminhado para testes no HU da Furg nas próximas semanas.

Esses trabalhos entram como parte integrante de projetos já em desenvolvimento dos professores Paulo Drews Jr (Centro de Ciências Computacionais – Furg) e Rodrigo Guerra (Centro de Tecnologia – UFSM) e seus respectivos grupos de pesquisa, os quais buscam aplicar as tecnologias da robótica em conjunto àquelas desenvolvidas a partir dos trabalhos citados, neste momento, com a utilização de UV-C. Os projetos iniciados com o propósito de unir forças ao combate à pandemia terão sua aplicação e continuidade para desenvolvimento de pesquisas promissoras por longo período de tempo, tornando a parceria entre as instituições e pesquisadores envolvidos ainda mais forte.

Texto e imagens – site do Campus Rio Grande do IFRS