Eventos
Produções conquistam a atenção do público na Mostra de Audiovisual
Ainda na tarde de terça-feira, 07 de outubro de 2025, a sala de cinema da Casa das Artes, teve a maior parte dos seus 130 lugares ocupados. O público permaneceu em completo silêncio por quase duas horas para assistir atentamente os 14 curtas-metragens produzidos por estudantes de cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): Alvorada, Erechim, Vacaria, Viamão e Veranópolis.
As exibições fizeram parte da III Mostra de Audiovisual, que apresentou produções sobre diversidade, economia local, sustentabilidade, direitos humanos, saúde mental, dilemas éticos e conflitos sociais, despertando diferentes emoções e reflexões nos espectadores. Ao todo, os curtas contemplaram seis gêneros cinematográficos: quatro documentários, três produções experimentais/conceituais, quatro dramas psicológicos(suspense ou terror), um policial, um de regionalismo histórico e um de ação e aventura.
Expectativa dos cineastas
Noah Koste Telles, estudante do curso técnico em Informática para Internet, do Câmpus Veranópolis, integra o grupo que produziu o documentário “A Ordem do Desencontro: A Nossa Existência”, no gênero conceitual/experimental. O curta surgiu de maneira casual dentro de um projeto de ensino voltado ao combate à LGBTfobia e foi realizado de forma colaborativa, com a orientação dos servidores Márcio Soares dos Santos e Magda Schiavon de Rossi.
O aluno, que não tinha experiência nenhuma com edição, contou com a colaboração de mais dois colegas em diferentes etapas do processo: uma auxiliou na gravação, outra no roteiro e uma terceira ficou responsável pela edição completa. “Ficamos muito felizes com o resultado, no começo, a gente se sente julgado, fica com medo e vergonha de mostrar o trabalho na tela, mas depois percebe que a maioria conseguiu captar a mensagem sobre respeito e diversidade que queríamos transmitir”.
Espaço de reconhecimentos
Os curtas-metragens também foram fonte de expectativa e emoção entre o público e seus idealizadores. Os mais votados online pela audiência receberam premiações. Os escolhidos foram: (clique nos links para assistir):
🎥🎞️📽️🎬
- Regionalista/História: Ecos do Passado – Campus Vacaria
- Ação e Aventura: Uma mala misteriosa – Campus Alvorada
- Policial: No limite da mentira – Campus Vacaria
- Drama Psicológico/Suspense/Terror: O mal que em ti habita – Campus Alvorada
- Conceitual/Experimental: Fuca verde – Campus Vacaria
- Documentário: Dona Lúcia – Campus Alvorada
- Melhor Filme: O mal que em ti habita – Campus Alvorada
A premiada Morgan Alice Barbosa Lionço, estudante do curso técnico em Multimídia do Campus Vacaria e uma das produtoras de Stop Motion (técnica animação que cria movimento quadro a quadro em objetos físicos) “Fuca Verde”, vencedor na categoria Conceitual/Experimental conta que o filme surgiu despretensiosamente.
“Nosso curta surgiu a partir de uma atividade da disciplina de Animação. Nós queríamos produzir um trabalho baseado em uma música. Meu colega escolheu ‘Fuca Verde’, de uma banda local, e a partir da letra desenvolvemos o roteiro, as ilustrações e toda a produção”. A inscrição na mostra foi sugerida por um professor e segundo a estudante, embora tenham sido premiados, apresentar o trabalho e ver o retorno do público foi a melhor recompensa.
A III Mostra de Audiovisual foi realizada conjuntamente com a XII Mostra de Arte do IFRS. Os destaques e registros do primeiro dia do evento podem ser conferidos na notícia sobre a abertura e no texto sobre atividades de música, dança e teatro.