Início do conteúdo

Pró-reitores que deixam a gestão fazem agradecimentos 


Os pró-reitores que encerraram a gestão no IFRS em junho de 2018 deixam uma mensagem para a comunidade acadêmica.

José Eli Santos dos Santos (Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional)

“Atuei na Reitoria a partir de fevereiro de 2015, inicialmente como Diretor do Departamento de Planejamento Estratégico. Um ano depois, fui nomeado pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e, por ocasião do falecimento do nosso reitor Osvaldo, acabei assumindo como reitor substituto até o final de maio de 2018. Em todo esse período, mais do que a satisfação por testemunhar o amadurecimento do IFRS e a evolução de todos os seus indicadores e políticas institucionais, foram marcantes a parceira e o trabalho árduo com meus colegas de gestão, mesmo nos momentos mais difíceis. Foi também com muita alegria que convivi com os servidores da Reitoria, profissionais extremamente qualificados e comprometidos, especialmente com @s adjunt@s, colegas da Prodi e Gabinete, aos quais sou imensamente grato. Retorno aos meus afazeres de professor com a sensação de ter sido privilegiado pelo convívio de mais de 30 anos com o nosso querido Vado, com o qual praticamos o lema ‘respeito e atenção’ na sua essência. Sua inteligência, liderança e humildade continuam sendo uma fonte de inspiração.”

 

Clarice Monteiro Escott (Pró-reitora de Ensino)

“Em primeiro lugar, agradeço ao professor Osvaldo a oportunidade de responder pela Proen na sua gestão. Foi um período de grande crescimento e que me possibilitou reconhecer profundamente a grandiosidade do IFRS e da RFEPCT no cenário da educação brasileira. Nossa gestão foi marcada por um contexto político e econômico difícil. Ainda assim, com o trabalho coletivo da equipe da Proen, juntamente com o Coen, foi possível avançar em muitas questões do Ensino no IFRS: a regulamentação e a implantação da OD, avanço significativo na implantação dos cursos no SIGAA; a implantação e democratização da PID, a institucionalização da Política de Formação de Professores do IFRS, o credenciamento e a ampliação da oferta em EaD, a implantação das Políticas do SIBIFRS, a realização do 1º Fórum de Ensino em EPT e do 1º Seminário do EMI, além do Plano Estratégico de Permanência e Êxito submetido ao Consup. Sigo na luta pela Educação Profissional e Tecnológica, retornando com alegria à sala de aula e, agora, com dedicação maior ao ProfEPT. À nova gestão, em especial ao professor Lucas Coradini, desejo uma excelente caminhada para um IFRS ainda mais fortalecido.”

 

Viviane Silva Ramos (Pró-reitora de Extensão)

“Estive durante 6 anos e 8 meses à frente da Pró-reitoria de Extensão do IFRS. Saio bastante feliz, pois posso me orgulhar de tudo que foi construído nesse período: muitas políticas institucionais, vários eventos e capacitações, 5 edições da revista Viver IFRS, dentre outras ações. Por isso, meu agradecimento aos(às) colegas que foram parceiros(as) dessa caminhada em algum momento e que, com seu apoio, trabalho, dedicação e comprometimento, me permitiram celebrar muitos avanços importantes para a Extensão do IFRS. E quando falo em Extensão, incluo as Ações Inclusivas, o Centro Tecnológico de Acessibilidade, os Assuntos Internacionais e a Bolsa-formação do Pronatec, áreas de atuação que nem sempre estiveram alinhadas às diretrizes extensionistas, mas que procurei abraçá-las com muito gosto e compromisso. Aos reitores Cláudia, Osvaldo (in memorian) e José Eli todo o meu reconhecimento e gratidão pela confiança e oportunidade! Aos novos dirigentes, votos de sucesso.”

Fim do conteúdo