Início do conteúdo

Pró-reitores e diretores-gerais se despedem da gestão


Gilberto Putti, Cláudia Zettermann e Alexandre Machado são alguns dos diretores que se despediram da gestão

Assumir um cargo de gestão em uma instituição de ensino é um compromisso com toda a comunidade. Os últimos quatro anos foram marcados por muitos desafios, incluindo talvez o maior dos últimos tempos: administrar uma instituição durante uma pandemia, isso sem falar em cortes orçamentários e outras adversidades que permearam o quadriênio. Foi uma época difícil, porém de fortalecimentos e conquistas, de inovação e de solidariedade.

Os que agora se despedem da gestão de um campus (diretores-gerais) ou da Reitoria (pró-reitores) são unânimes em agradecer as suas equipes diretivas e  as comunidades acadêmicas.

 

Confira abaixo a mensagem de cada gestor:

“Se pudesse resumir em uma palavra os últimos seis anos, quando estive à frente da Prodi, seria resiliência.  Com grandes desafios impostos no ambiente externo à instituição, a resiliência e o trabalho coletivo fizeram com que o IFRS prosseguisse sua caminhada oferecendo educação pública de qualidade, com inclusão. Tive a oportunidade de coordenar a elaboração de dois Planos de Desenvolvimento Institucional. Tornamos a instituição ainda mais transparente, com o fortalecimento da Gestão da Integridade e a criação do Painel de Gestão. Na área de Tecnologia da Informação, foram realizadas grandes entregas, sobretudo relacionadas ao SIG. A conquista de emendas parlamentares demonstra que o IFRS é reconhecido e tem apresentado resultados positivos. Essa articulação foi fundamental para que muitas obras fossem realizadas. Tenho o sentimento de dever cumprido, pois em conjunto conseguimos consolidar a identidade da Prodi.”

 

“A pesquisa, pós-graduação e inovação avançou muito, de forma qualitativa e quantitativa. Observamos isso no número de servidores e estudantes envolvidos com o tema, na criação de habitats de inovação, nos novos cursos lato e stricto sensu, nos projetos executados, na produção de conhecimento, nas novas parcerias formalizadas, na captação de recursos externos. A mudança mais perceptível e relevante é a cultural. O IFRS se tornou mais próximo da sua lei de criação como uma instituição que atende as demandas da sociedade e ao mesmo tempo produz conhecimento de alto impacto.”

 

 

 

“Encerro a gestão cheio de orgulho. São inúmeras as situações que indicam o quanto a nossa instituição mudou vidas e alterou estruturas importantes do nosso território. Consolidamos uma proposta pedagógica que prioriza o diálogo, a amorosidade e as relações verticais entre as pessoas. É emocionante pensar que, a partir de tal proposta, ofertamos cursos de educação básica à pós-graduação dentro do princípio da educação pública de qualidade socialmente referenciada. Não temos o campus dos nossos sonhos, ainda há muito o que conquistar, mas temos o da nossa realidade.”

 

 

“Ao encerrar o meu triplo mandato, quero expressar minha gratidão aos que fizeram parte das múltiplas equipes que tornaram possível e contribuíram para a nossa consolidação, crescimento e sucesso. Agradeço pelo profissionalismo, pelo entusiasmo e pela dedicação demonstrados diariamente. Estou confiante de que o IFRS seguirá florescendo, impulsionado pela força de seus servidores comprometidos e talentosos. Que a paixão pelo ensino público e a busca pela excelência continuem guiando nossos passos, moldando o futuro de nossa comunidade acadêmica!”

 

“Encerramos uma etapa marcada por desafios, superações e conquistas. Nossa gestão, atravessando pandemia e cortes orçamentários, reforçou nossa resiliência. Dentre nossas conquistas, continuamos a ser referência em pesquisa. Esse legado, construído coletivamente, permanecerá como inspiração. Agradeço a cada um por contribuir para o sucesso deste campus. Embora a direção-geral mude, nossa dedicação à excelência perdurará.”

 

“A minha gestão foi baseada na democracia, no respeito e na escuta para superar os desafios, com o estudante no centro das decisões. Aprovamos a criação do primeiro ensino médio integrado do Campus Porto Alegre, implantamos a alimentação estudantil e retomamos o crescimento, após o retorno às atividades presenciais. Tivemos o maior crescimento do IFRS em matrículas totais e o maior crescimento de um único ano da história do Campus Porto Alegre, proporcionando o sentimento de dever cumprido!”

 

“Percebemos a evolução do campus em vários aspectos, como na manutenção e criação de laboratórios e salas de aula, além de obras de manutenção na subestação de energia elétrica e em ações do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Mantivemos um relacionamento salutar com as forças vivas da comunidade, destacando a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo,  demanda de uma  cidade histórica, como a de Rio Grande. Desejamos sucesso ao novo diretor-geral e que o nosso campus continue se desenvolvendo!”

 

“Nos últimos quatro anos, o campus passou por diferentes situações. Trabalhamos em sinergia e por isso superamos desafios e obtivemos conquistas importantes, como a melhoria da infraestrutura, o aumento do número de vagas nos cursos integrados e, mesmo que sutil, de servidores também. O campus cresceu, se fortaleceu e, sem dúvida, crescerá ainda mais, transformando vidas e fazendo história em todo o vale do Paranhana. Somos uma grande equipe e a gestão só foi possível porque como equipe permanecemos.”

 

“Foram oito anos de gestão nessa instituição da qual fui aluno. Passamos talvez pelos piores anos em termos de orçamento e disponibilidade de recursos, teve a pandemia, mas vencemos com muita luta. Conquistamos muitas coisas como investimento para a residência estudantil, as políticas públicas de inclusão e melhoria de infraestrutura. Saio com o sentimento de dever cumprido. Tiveram coisas que gostaríamos de realizar, mas não foi possível. Cumprimos o nosso dever com o melhor que podíamos a partir dos recursos de que dispúnhamos.”

 

“Chegamos antes mesmo de se ter a área física para a implantação do Campus Vacaria. Com a ajuda de todos, fomos tomando decisões, trabalhando bastante e, com uma equipe determinada, obtivemos um imenso crescimento. Atualmente, somos uma referência em ensino e tecnologia para Vacaria e região, mudando a vida de muitas pessoas. O campus pode alcançar uma dimensão ainda maior, e esse é um desafio lançado a todos da comunidade do Campus Vacaria.”

 

“Primeiramente, precisamos reconhecer que o trabalho coletivo é o cerne que proporciona as maiores vitórias. A gestão foi desafiadora, mas gratificante pelo crescimento do campus no período. A melhoria da estrutura física para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão pudessem ocorrer da melhor forma possível foi prioridade. Um novo curso integrado foi ofertado e, atualmente, possuímos 50% das matrículas nos integrados de nível médio. Por fim, é gratificante encerrar a gestão com a certeza do dever cumprido por meio de ações transparentes.”

 

“Vivemos durante a gestão o maior desafio da nossa história. Lidamos com uma pandemia. A instituição e a comunidade precisaram se reinventar. Lutamos contra o negacionismo científico e cortes orçamentários. No coletivo, se construiu a manutenção das ações e programas que forjam os IFs. Atendemos a nossa comunidade mais vulnerável e induzimos o ensino, a pesquisa aplicada e a extensão para o desenvolvimento do território. Tempos melhores chegaram. Colocamos a Sede do campus Viamão no PAC, através da SETEC/MEC. Hora de retomar a trajetória daquela que é a melhor Rede de ensino desse país.”

Fim do conteúdo