Pró-reitores da gestão 2024 – 2028 respondem “O que a comunidade pode esperar para esse início de mandato?”

Os Pró-reitores, Fábio, Tatiana, Marlova, Flávia e Lucas, com o Reitor do IFRS, Júlio Heck

Três pró-reitores que compuseram as gestões passadas do reitor Júlio Xandro Heck seguem na equipe: Tatiana Weber e Marlova Benedetti, na Administração e na Extensão, respectivamente, além de Lucas Coradini, que até então estava no Ensino e agora assume o Desenvolvimento Institucional. Os dois novos pró-reitores são Fabio Azambuja Marçal, no Ensino, e Flávia Twardowski, na Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Confira quem são os pró-reitores e seus adjuntos para os próximos quatro anos :

Pró-reitora de Administração – Tatiana Weber, do Campus Caxias do Sul

Pró-reitor adjunto de Administração – Rafael Kirchhof Ferret, do Campus Farroupilha

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional – Lucas Coradini, do Campus Viamão

Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional – Liziane Garcia Torchelsen, do Campus Rio Grande

Pró-reitor de Ensino – Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada

Pró-reitora adjunta de Ensino – Larissa Brandelli Bucco, do Campus Veranópolis

Pró-reitora de Extensão – Marlova Benedetti, do Campus Bento Gonçalves

Pró-reitora adjunta de Extensão – Elizete Cristina Dos Santos, do Campus Restinga

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – Flávia Twardowski, do Campus Osório

Pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – Erik Schüler, do Campus Veranópolis

Os Pró-reitores adjuntos da gestão 2024 – 2028: Erik, Liziane, Elizete, Larissa e Rafael

Os cinco pró-reitores da gestão 2024 – 2028 responderam:  O que a comunidade pode esperar para esse início de mandato?

Tatiana Weber – Administração

“No que compete à Pró-reitoria de Administração, para os próximos quatro anos a comunidade do IFRS pode esperar a continuidade das ações em andamento, com o compromisso de fortalecimento da relação com os campi para a melhoria de processos e tomada de decisão. Apesar de a Proad não atuar diretamente nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é nosso papel garantir que os processos administrativos possibilitem que essas atividades aconteçam em cada campus, e seguiremos empenhados nessa missão.”

Lucas Coradini – Desenvolvimento Institucional

“O próximo período será desafiador, uma vez que a consolidação e a expansão da rede estão na agenda da educação profissional. Há a necessidade de fortalecimento de nossas unidades, no que diz respeito à estrutura física e de pessoal. Pretendemos aprimorar a gestão do conhecimento, qualificar o processo de tomada de decisões e garantir a eficiência da administração. A comunidade do IFRS deve esperar por uma gestão comprometida com a missão e os valores institucionais, com o fortalecimento de uma cultura institucional alicerçada em princípios éticos e democráticos.”

Fábio Azambuja Marçal – Ensino

“O novo ciclo aponta para a afirmação de uma proposta pedagógica com base na formação humana integral. Assim, serão fundamentais ações que reconheçam as diversidades e enfrentem as desigualdades que marcam os territórios onde estão inseridos nossos campi. Não pouparemos esforços para a consolidação do IFRS como uma política pública garantidora do direito à educação e que abre portas para o acesso a outros direitos humanos fundamentais.”

Marlova Benedetti – Extensão

“Ao renovar o compromisso com a comunidade do IFRS, precisamos fazer uma reflexão a respeito do que fizemos nesses últimos anos, que foi relevante e significativo para o enaltecimento da extensão do IFRS. Mas, principalmente, para os próximos quatro anos, precisamos buscar um fôlego novo para propor novas ações, novas formas de fomentar a dialogicidade e a inserção do IFRS nas suas comunidades de abrangência, priorizando a superação das desigualdades sociais e contribuindo para a formação de profissionais cidadãos.”

Flávia Twardowski – Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

“É com grande entusiasmo que inicio esta nova etapa. Nosso compromisso é consolidar os marcos alcançados em pesquisa, inovação e pós-graduação no IFRS. Nos próximos quatro anos, iremos fortalecer o que construímos, impulsionar a pesquisa no ensino médio e dedicar esforços significativos à inovação. Juntos, vamos avançar rumo a novas conquistas e oportunidades para nossa comunidade acadêmica.”