Institucional
Prefeitura de Gramado oficializa repasse de terreno para Campus do IFRS
A conquista de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para Gramado teve um avanço significativo na quarta-feira, 23 de abril de 2025. A data marca a oficialização, por parte do município, da doação do terreno onde será construída a unidade.
O terreno, localizado na avenida do Trabalhador, no bairro Várzea Grande, possui 16 hectares. Inicialmente, está prevista a construção de um bloco de três andares que vai abrigar área administrativa e salas de aulas, além de uma quadra poliesportiva na parte externa.
De forma simbólica, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, entregou ao prefeito do município, Nestor Tissot, uma cópia do edital de concorrência pública para a construção do campus, publicado no final de março. “Para nós, foi muito importante essa publicação, estávamos sendo cobrados pelo Ministério da Educação (MEC) que fez a descentralização do recurso, nos deu o crédito, para que a gente publicasse a concorrência. Cumprimos a nossa parte, fizemos o dever de casa. As empresas podem se candidatar, apresentar suas propostas e a previsão de encerramento é dia 20 de maio”, explicou Júlio.
O investimento destinado pelo MEC para a obra é de R$ 16 milhões e a estimativa é de que o governo federal assine a ordem de início dos serviços no começo do segundo semestre deste ano. Até lá, o poder municipal deve trabalhar com algumas contrapartidas como terraplanagem, acesso viário pavimentado, rede de água e remoção da vegetação.
Na ocasião, Tissot se comprometeu com celeridade por parte do executivo e comemorou a implantação da unidade em Gramado: “Tenho certeza que este campus será um grande incentivo para os nossos estudantes, que poderão aprofundar seus conhecimentos sem precisar sair da cidade. Vai qualificar a mão de obra da nossa juventude, ao mesmo tempo em que atende uma reivindicação do empresariado local”.
O momento também foi de apresentação do coordenador de Implantação do Campus Gramado, Jesus Rosemar Borges.
Audiência pública
Ainda no mês de maio deve ser realizada uma audiência pública para ouvir a comunidade do município. “Nós queremos saber quais cursos a população deseja. Será o momento para pensarmos juntos, não vamos dar um único passo, abrir cursos, nem nada, sem que à comunidade de Gramado nos diga”, garante Júlio.
Sede provisória
As gestões da cidade e do Instituto estão em tratativas para que o IFRS tenha uma sede provisória enquanto as edificações do Campus Gramado estiverem em obras. Nesse local, devem ser oferecidos os primeiros cursos da instituição. Foi realizada uma visita à escola municipal Mosés Bezzi, localizada no mesmo bairro no qual será construído o campus e que pode ser o espaço a ser disponibilizado ao IFRS. O diretor da escola, Daniel Raber, apresentou o educandário e colocou-se à disposição.
Participaram da programação pelo município o presidente da câmara de vereadores, Ike Koetz; o secretário municipal de Inovação, André Castilhos; o diretor de Inovação, Heitor Noel; e a secretária de Educação, Simone Andreis (durante visita à escola). Pelo IFRS, estiveram presentes a pró-reitora de Administração, Tatiana Weber; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini; o coordenador de Implantação do Campus Zona Norte (Porto Alegre), Amilton de Moura Figueiredo; e a diretora de Planejamento e Obras, Queila Tomielo de Camargo.
Texto: Comunicação da prefeitura de Gramado e Comunicação da Reitoria do IFRS
Leia também