Início do conteúdo

Poesia, música e teatro do IFRS são apresentados na Feira do Livro de Porto Alegre


Esquete teatral Em dest(arte) - Campus Veranópolis

Ações que envolvem poesia, música e teatro realizadas nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vão ganhar um espaço especial na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre em 18 de novembro de 2024. As atividades ocorrerão das 9h às 19h30, são abertas ao público, gratuitas e não necessitam de inscrições. Serão realizadas nos Territórios dos Parceiros da Feira, em Frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), na Praça da Alfândega.

Esta será a primeira vez que o IFRS contará com uma programação no maior e mais tradicional evento literário gaúcho. As atrações são de sete campi: Alvorada, Canoas, Feliz, Restinga (POA), Rolante, Veranópolis e Viamão.

 

Confira os detalhes e participe:

9h às 10h – Oficina Poesia na Praça – Haicai e fotografia –  os participantes serão convidados a produzirem haicais a partir de imagens da Praça da Alfândega. Haicai é um poema de origem japonesa que se caracteriza por versos curtos, simplicidade e concisão e tem forte relação com a natureza. Atividade do Campus Viamão do IFRS.

 

10h às 10h30 – intervenção poética “Histórias para adiar o fim do mundo” –  performance teatral e declamação de poesias a partir dos escritos do ambientalista e filósofo brasileiro Ailton Krenak e do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. “Histórias para adiar o fim do mundo” é um projeto de extensão do Campus Viamão do IFRS que trabalha na recomposição de acervo de bibliotecas afetadas pelas enchentes e promove atividades culturais nesses espaços. O nome da iniciativa é inspirado no título do livro de Krenak “Ideias para adiar o fim do mundo” (2019). 

 

11h às 11h40 – apresentação musical Música do Sul – canções em ritmos nordestinos, música do Sul e samba. Atividade do Campus Veranópolis do IFRS.

 

11h45 às 12h – esquete teatral Em dest(arte). A peça conta a história de amizade entre Carlos, um jovem com dificuldades de aprendizagem, e Sofia, uma nova aluna que enfrenta desafios semelhantes. Juntos, eles descobrem a força para superar as adversidades. Nela são abordados temas como inclusão, bullying e a importância da educação inclusiva, convidando o público a refletir sobre a importância de valorizar as diferenças e criar um ambiente escolar acolhedor e inclusivo. Atividade do Campus Veranópolis do IFRS.

 

Projeto Eu sou samba (foto Mariana Raphael – projeto “Institutos federais, a cara do Brasil”)

14h às 15h – apresentação musical Eu sou o samba – a apresentação vai demonstrar o samba como ritmo de resistência e instrumento educativo, que se pauta na alegria dos versos cadenciados e na precisão das rimas para fazer críticas sociais afiadas. Atividade do Campus Alvorada do IFRS.

 

15h às 16h – Oficina A química nas receitas: a linguagem dos afetos – vai discutir as relações entre as palavras em seu arranjo poético e o modo de aplicabilidade em receitas de comidas e bebidas, ao mesmo tempo em que estabelece conexões com os componentes químicos utilizados para desenvolver cada fórmula. Poemas e trechos narrativos que dialogam com a proposta serão lidos para despertar o interesse no poder da alquimia nesse contexto. Atividade do Campus Feliz do IFRS.

16h às 17h – Oficina A química nas receitas: a linguagem dos afetos – idem acima.

 

17h30 às 18h – Exposição de banners e relato de experiência do projeto Fortalecendo a sabedoria – serão destacados ações e objetos do artesanato guarani feito no Território Yvyty Porã. Atividade do Campus Rolante do IFRS.

 

18h – Coral do Campus Restinga, formado por estudantes da unidade.

 

18h30 às 19h30 – apresentações musicais de bandas formadas por estudantes do ensino-médio integrado ao curso técnico do Campus Canoas, com repertório variado, transitando entre o pop/rock nacional e internacional.

 

Banda “Frutas Tropicais” – repertório variado, transitando entre o pop/rock nacional e internacional. Músicas: The Strokes – You only live once, Daft Punk – Get Lucky, Red Hot Chili Peppers – Dani California, Franz Ferdinand – Take me out, Skank – Vou deixar. 

Banda “The Johnnys”. Músicas: Another Brick In The Wall (Pink Floyd), Reggae das Tramandas (Armandinho), Need You Now (Lady A), Dia Especial (Cidadão Quem), Do seu lado (J Quest), Vem pra cá (Papas da língua), Equalize (Pitty).

 

Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre

A 70ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 20 de novembro de 2024, na Praça da Alfândega. São 72 bancas de livros e mais de mil eventos culturais gratuitos, como palestras, lançamentos de obras, workshops e apresentações.

Este ano, a campanha “O tempo passeia por aqui” homenageia a relação entre a Feira e a história da cidade. A edição de 2024 marca a retomada do setor livreiro, que sofreu danos com a enchente que atingiu o estado em maio. 

Saiba mais no site e no Instagram da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

 

Fim do conteúdo