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![]() Guia para organização de acervo fotográfico para o registro de memórias em EPT |
![]() Protótipo da ferramenta virtual de apoio ao estudo orientado |
![]() Conheça, Pertença e Viva o IFRS/POA (manual e mini manual) |
![]() Conheça, Pertença e Viva a UFRGS (manual e mini manual) |
![]() Maleta Pedagógica: contos, perguntas reflexivas e vídeos informativos sobre o ensino médio integrado à EPT |
![Um e-book que se destina a ser um guia prático para auxiliar os fiscais de Contratos Administrativos no desempenho de suas atividades cotidianas, bem como um produto educacional para a formação dos fiscais recém designados. Também pode ser utilizado como instrumento motivacional para os servidores técnico administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino, principalmente daquelas ligadas à Educação Profissional e Tecnológica.]() Sou Fiscal… E agora? Um Guia Prático para os Fiscais de Contratos Administrativos |
![]() Caderno Trajetória Horizonte: projetos de futuro e mundo do trabalho |
![O website "EduSan Agro" (www.edusanagro.com) foi construído a partir de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). A estrutura e o conteúdo do site apoiam-se na análise dos resultados de entrevista semiestruturada conduzida junto aos servidores vinculados à Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR). O nome EduSan Agro deriva do termo “Educação Sanitária em Defesa Agropecuária”, expressão utilizada pela legislação federal para se referir às ações de Educação em Saúde na área de defesa sanitária animal e vegetal. O site tem como objetivo ser uma plataforma de apoio e orientação para que os servidores vinculados à Educação Sanitária da SEAPDR possam articular parcerias com secretarias de Educação e escolas de suas regionais, dentro da perspectiva da formação humana integral, ampliando a área de atuação do projeto "Educação Sanitária na Escola", criado pela Secretaria em 2010.]() EduSanAgro: Plataforma de Apoio para Educação Sanitária em Defesa Agropecuária em Escolas |
![Este produto educacional resultou da pesquisa desenvolvida no decorrer do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)/ IFRS - Porto Alegre. O objetivo foi investigar as potencialidades do uso das histórias em quadrinhos (cuja abreviatura aqui será HQs) como ferramenta de ensino no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi produzido com base na escuta de docentes e estudantes do IFRS/ Porto Alegre e Canoas - RS inseridos no Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Os dados produzidos foram sistematizados neste caderno temático, o qual apresenta subsídios teóricos e metodológicos para a adoção de HQs no contexto de sala de aula, a fim de inspirar docentes que desejam aprimorar e/ou ampliar seus instrumentos educativos no referido programa. O caderno de sugestões está dividido em quatro partes: na primeira parte, apresentamos o prólogo, no qual discutimos rapidamente o conceito de formação integral e as premissas do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA -, segundo Ramos (2008, 2010, 2017) Moura e Henrique (2012) e Freire (1987). Na segunda parte, tratamos das HQs como instrumento de resistência e luta. Essa abordagem se dá em prol da transformação social e da conquista da sala de aula. Na terceira parte, abordamos alguns conceitos básicos para compreender os componentes e a linguagem que formam uma história em quadrinhos, a partir dos estudos de Santos (2019), Rama e Vergueiro (2018) e Ramos (2017). Além disso, são discutidos alguns excertos sobre a Lei de Direitos Autorais, além da indicação de algumas plataformas e sites para criação de HQs e de alguns sites com temáticas que abordam as bases conceituais da EPT utilizando histórias em quadrinhos. Na quarta parte, propomos uma sequência didática adaptada para a utilização de HQs como ferramenta de ensino, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, a partir dos pressupostos de Ramos (2008, 2017), Rosa e Alves (2020), Zabala (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) . Tal sequência foi produzida a partir da escuta de docentes e estudantes de uma turma do PROEJA, tendo como base o mapeamento de conhecimentos prévios desses e, em particular, enfocando a temática do “consumo”]() Educação Profissional e Tecnológica em Quadrinhos: cadernos de sugestões ao ensino no PROEJA |
![Trata-se este Guia do Produto Educacional elaborado a partir da dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, intitulada "Elaboração de um guia de compras públicas para servidores do IFRS". O autor é servidor técnico-administrativo lotado na Reitoria do IFRS, junto à Coordenadoria de Compras e Licitações, Diretoria de Licitações e Contratos, Pró-reitoria de Administração. O material apresenta os conceitos básicos acerca das compras públicas no âmbito do IFRS e é direcionado aos servidores iniciantes nesta área e também aos demandantes, podendo ser utilizado por um público mais abrangente, até mesmo por outros órgãos e instituições, com as devidas adaptações no que se refere às rotinas e procedimentos internos. Sua aplicação se justifica pela necessidade, cada vez maior, de ampliar a eficácia das aquisições do setor público, por meio do conhecimento dos agentes públicos acerca do tema, que abarca uma vasta legislação. A Administração Pública precisa gerir com eficiência o seu recurso financeiro, pois esse é cada vez mais escasso. Assim, a apropriação dos conceitos e práticas é imprescindível para os servidores que, de alguma forma, se relacionam com a área de licitações para, além otimizar a aplicação dos recursos financeiros, evitar processos licitatórios improvisados, viciosos, projetos incompletos, editais dirigidos, entre outras inconformidades. [O guia também apresenta QR Codes em cada página com vídeo em Libras].]() Guia de compras do IFRS |
![Este material é dedicado a você que, no período do estágio probatório, tem o desafio de integrar-se à instituição, conhecer os meandros da administração pública e, principalmente, construir uma identidade profissional que conduza à realização pessoal e no trabalho ao longo da vida. Certamente é apenas uma iniciativa que visa a contribuir num processo que envolve outros atores e ações institucionais. Não obstante, é um esforço que busca dar visibilidade ao grupo de pessoas nessa situação e à importância da formação durante uma fase crítica de adaptação ao espaço institucional e à nova carreira que impactará no desempenho e na qualificação do processo educativo do Sistema Nacional de Educação. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferecido pela Instituição Associada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, inserido na área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) conduziu o processo de elaboração de uma formação continuada direcionada ao público de servidores em estágio probatório em uma instituição federal de ensino (IFE), no caso a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).]() Trilha de aprendizagem – iniciação dos profissionais da educação ao serviço público na UFRGS : um guia sobre os percursos institucionais |
![Este material é o Produto Educacional desenvolvido junto à Dissertação de Mestrado Profissional apresentada ao Curso de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, intitulada “A formação humana integral no âmbito do Curso Técnico Subsequente em Química do IFRS-POA: Experimentação contextualizada pela temática café como possibilidade de uma prática pedagógica integradora”. Este material apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma sequência didática, contextualizando o ensino de química com a utilização da temática café e a atuação no mundo do trabalho na perspectiva da formação humana integral. Visa implementar atividades práticas integradoras no estudo da extração, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem de química orgânica no âmbito de Cursos Técnicos, considerando o trabalho como princípio educativo. Este material não visa fornecer procedimentos prontos, mas contribuir com o planejamento didático dos professores envolvidos com o ensino técnico em química. Apresentaremos um caminho que pode ser seguido pelo professor junto aos discentes ao realizar o estudo da extração, utilizando a temática café, de forma contextualizada com o mundo do trabalho, considerando situações reais que podem ser encontradas ao executar sua futura prática laboral.]() Uma Sequência Didática problematizando o estudo da extração, na perspectiva da formação humana integral para cursos técnicos em química |
![Este produto educacional (Comunidade de Prática Virtual e EPT: um guia prático a partir da experiência da CoP-GFi no IFRS) está vinculado ao ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre. Este guia é resultado de uma pesquisa que investigou como a aprendizagem colaborativa por meio de uma comunidade de prática virtual (VCoP) de servidores do IFRS, pode contribuir para aperfeiçoar a práxis e para a solução de problemas cotidianos na gestão e fiscalização de contratos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, e que seja contributiva na formação humana integral de seus membros. A VCoP instituída no IFRS é direcionada para servidores que atuam como gestores e fiscais de contratos administrativos terceirizados com dedicação exclusiva de mão de obra, por meio de uma página "wiki" na internet, contendo fóruns, espaço de postagens em formato de "blog" e repositório de documentos, aliado a reuniões síncronas virtuais. A VCoP de gestores e fiscais de contratos administrativos terceirizados do IFRS (CoP-GFi) é uma ferramenta que oportuniza a aprendizagem organizacional colaborativa no IFRS, conduzida para que as interações solucionem questões de trabalho, como local de construção e disseminação de conhecimento. A CoP-GFi inclui ainda a perspectiva da formação humana integral. Este guia tem por objetivo fornecer orientações para a instituição de VCoP em ambientes de trabalho. Por isso, apresentamos conceitos gerais de CoP, o que foi efetivamente realizado na CoP-GFi, princípios para o desenvolvimento de CoP e passos a serem seguidos, tais como: criar uma página, convidar pessoas, conhecer os membros, definir uma estratégia, disponibilizar conteúdos, criar e conduzir fóruns, realizar reuniões síncronas, entre outros.]() Comunidade de prática virtual e Educação Profissional e Tecnológica: um guia prático a partir da experiência CoP-GFi no IFRS |
![Devido a atual conjuntura brasileira, a prática escolar tem destinado pouco espaço para a discussão de temas políticos, assunto tão importante para o desenvolvimento do senso de cidadania de nossos(as) jovens. Uma vez que a pauta pela defesa de uma educação integral está bastante em evidência, este estudo se propõe a discutir e contextualizar a abordagem política em espaços escolares, ao entender que os futuros egressos do secundário precisam estar aptos a pensar e conviver em sociedade, de forma crítica e autônoma. Ao levantar a bandeira da escola neutra, o discurso dominante tenta passar uma imagem negativa da reflexão política em sala de aula e, implicitamente, busca tornar regra suas concepções ao relegar tais discussões. Por isto, disseminam-se manifestações de ódio, preconceitos e dogmas políticos, muitas vezes causados por mera falta de conhecimento quanto às propostas apresentadas por cada ideologia ou partido político.]() Onde tem escola, tem política: um guia didático de apoio a discussões políticas em sala de aula |
![Desenvolvido no mestrado profissional do ProfEPT, a metodologia "ProjEx" "Projetos Exponenciais" é um produto educacional elaborado a partir do levantamento do diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica frente à conjuntura das transformações econômicas causadas pela Exponencialidade Tecnológica. Ao servir como instrumento de formação continuada, visa, por meio de uma metodologia de ideação e desenvolvimento de Projetos "Exponenciais", capacitar os docentes a prover em suas práticas pedagógicas experiências práticas empreendedoras com o mundo do trabalho. Tem o objetivo de articular, por meio do empreendedorismo digital, a integração dos conhecimentos de administração e informática, buscando desenvolver soluções tecnológicas digitais às demandas dos Arranjos Produtivos Locais a partir da investigação de problemas científicos socialmente relevantes.]() ProjEx – Empreendedorismo digital |
![Esta Sequência Didática (SD), “Ensinar, aprender e seus sujeitos: uma proposta de trabalho com educandos do Proeja”, é um produto educacional resultante de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEP, ofertado pelo IFRS - Campus Porto Alegre, a qual resultou em uma dissertação intitulada "Um olhar psicopedagógico sobre os processos de ensino e aprendizagem na EJA: propondo uma sequência didática" e este recurso didático, que versa sobre a Aprendizagem, tendo como finalidade explorar esse tema com alunos do Proeja, proporcionando uma reflexão sobre a identidade dos sujeitos enquanto aprendentes e as possibilidades do aprender e reaprender com mais fluidez e significado.]() Ensinar, aprender e seus sujeitos: uma proposta de trabalho com educandos do Proeja
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![Esta Sequência Didática (SD) é o produto educacional desenvolvido durante a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a qual teve como tema central a “Indústria 4.0”. A Indústria 4.0 (I4.0), também conhecida como a quarta revolução industrial, tem causado os maiores impactos na forma como trabalhamos, nos comunicamos, enfim, nos mais diversos aspectos de nossas vidas. Esse cenário impõe desafios ao processo de ensino-aprendizagem, tanto no sentido de incentivar os estudantes para as aulas e para a construção dos conhecimentos, quanto de mediar os saberes acerca da vasta área que é a I4.0. Nesse sentido esta SD pode ajudá-lo em ambos os aspectos, ou seja, pode auxiliá-lo a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem pelo fato de "ativar" os estudantes de forma que se tornem protagonistas em sala de aula e não apenas coadjuvantes apáticos. Também oferecerá um caminho didático para apresentar o conteúdo ligado a I4.0 de um modo dinâmico e que seja significativo aos estudantes, principalmente, àqueles do Ensino Médio Integrado (EMI).]() Indústria 4.0: Sequência didática sobre indústria 4.0 para o curso integrado ao ensino médio na área de controle e processos industriais |
![]() Implementação de um núcleo de memória: como desenvolver projetos e ações em memória e identidade institucional |
![A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados, excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade dos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A fim de que a intencionalidade das políticas públicas de ampliação e democratização do acesso se efetive, é necessário um conjunto de esforços direcionados, no sentido de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que norteiam o processo de ingresso discente. Considerando esse contexto, o produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do campus Bento Gonçalves do IFRS.]() Guia de acesso estude no IFRS
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![O Guia de planejamento da capacitação do IFRS: uma proposta de formação integral de servidores trata-se de um produto educacional do tipo material textual que tem o intuito de contextualizar uma proposta de capacitação de servidores fundamentada nos princípios da formação humana integral, os quais alicerçam tanto a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), partindo da primeira etapa desse processo, que é O Guia de planejamento da capacitação do IFRS: uma proposta de formação integral de servidores trata-se de um produto educacional do tipo material textual que tem o intuito de contextualizar uma proposta de capacitação de servidores fundamentada nos princípios da formação humana integral, os quais alicerçam tanto a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), partindo da primeira etapa desse processo, que é o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).]() Guia de planejamento da capacitação do IFRS: uma proposta de formação integral de servidores |
![Este material educativo é destinado a educadores que querem trabalhar para além da sala de aula e de forma cooperativa com seus educandos. Permitir-se transformar e ser transformado é premissa para que a proposta do "Roteiros Possíveis" se concretize. Em formato de guia, o produto educacional é um material textual chamado “Roteiros Possíveis: criando exposições no espaço de Educação Profissional e Tecnológica” que tem como objetivo possibilitar experiências estéticas no referido contexto, partindo do pressuposto que a estética é parte essencial para a formação humana integral. Faça deste guia uma possibilidade de desenvolver novas formas de aprendizagem e de significação do ensino. Crie brechas no cotidiano, dê espaço à contemplação. Use, transforme, adapte o guia às suas necessidades.]() Roteiros possíveis: criando exposições no espaço de Educação Profissional e Tecnológica |
![O Caderno Pedagógico - Indagações Pedagógicas, com a temática Prática profissional integrada: ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado, é um produto educacional vinculado à dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, da Instituição Associada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. A intenção deste trabalho é apresentar indagações que possibilitem reflexões em torno do ensino, pesquisa e extensão, pretendendo apontar pontos iniciais para aprofundamento teórico-metodológico acerca de práticas educativas presentes na educação profissional técnica de nível médio (EPTNM). Trata-se de indicadores apontados pela Prática Profissional Integrada (PPI) que é desenvolvida no IFFar como uma metodologia de ensino que tem a finalidade de superar a fragmentação curricular e a superação da distância da análise e intervenção na realidade.]() Caderno Pedagógico – Prática Profissional Integrada: ensino, pesquisa e extensão no ensino médio integrado |
![O produto de natureza educacional, resultado da pesquisa aqui descrita, é a proposta de um curso de capacitação para os Telefonistas Auxiliares de Regulação Médica (TARMs). Para a realização do curso, foi utilizada a tecnologia "Google Sala de Aula". O material elaborado foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e visa orientar os professores na oferta de capacitação para os TARMs. A exposição do curso foi aos profissionais do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e Coordenações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Estadual para, posteriormente, a critério da gestão, ser aplicado aos TARMs. Os profissionais do NEU e coordenadores do SAMU foram responsáveis pela avaliação do produto por meio de questionário*. O itinerário de capacitação foi desenvolvido a partir da utilização da plataforma "Google Sala de Aula" e de aulas presenciais. A descrição do produto educacional será aqui apresentada em três etapas. Na primeira delas, será explicado o funcionamento da plataforma "Google Sala de Aula". Na segunda, está descrita a sequência didática que constitui a capacitação destinada aos TARMs.]() Proposta de Curso de Capacitação para os TARMs da Central Estadual do SAMU |
![Este guia didático em formato de e-book, é o produto educacional desenvolvido durante a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a qual teve como foco a temática “Ensino na Agroindústria”. A proposta do Guia é fornecer um conjunto de atividades capazes de estimular e enriquecer o trabalho educativo, tendo como princípio o desenvolvimento do pensamento crítico e teórico dos estudantes sobre conceitos ligados a “manipulação, produção e processamento de matérias primas e propriedades nutricionais”. Este guia, além de apresentar conteúdos teórico-práticos relacionados ao componente curricular, de certa forma, propõe reflexões acerca dos conteúdos abordados, bem como o estímulo a uma alimentação saudável por meio do conteúdo de propriedades nutricionais. Diante desta perspectiva, e com a finalidade de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem no Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul, apresenta-se este Guia Didático direcionado ao componente curricular de Agroindústria, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.]() Guia didático: um e-book sobre boas práticas de manipulação, produção e processamento de matérias primas e informações sobre propriedades nutricionais de alimentos agroindustriais |
![A sequência didática aborda a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n. 510/2016, sobre as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. O assunto está distribuído em quatro módulos, a fim de subsidiar o integrante do CEP na discussão sobre este tema, indicando materiais de apoio em vídeos e textos. O produto educacional propõe a reflexão sobre o papel educativo dos Comitês de Ética em Pesquisa e na formação continuada de seus membros nos Institutos Federais.]() Sequência didática para a discussão em ética em pesquisa com seres humanos: A Resolução CNS n.º 510/2016 para as Ciências Humanas e Sociais |
![O presente Produto Educacional, fruto da pesquisa no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, pretende contribuir com a Avaliação Institucional (AI) e as reflexões daí advindas sobre Ensino Médio Integrado (EMI), por meio de uma proposta de autoavaliação de cursos de EMI ofertados na Rede Federal de EdEducação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).]() Caderno de Autoavaliação do Ensino Médio Integrado
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![Esse produto consiste na elaboração de um manual denominado “Manual de Prevenção à Evasão dos Estudantes dos Cursos Médio Técnico da Rede Federal de Ensino: CONHECER PARA PERMANECER”, como parte integrante do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), a ser adotado por todas as unidades da instituição, em busca da redução dos índices de evasão que atingem a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O manual tem como objetivo apresentar uma alternativa de combate à evasão escolar a toda a comunidade acadêmica do Instituto Federal e à sua equipe pedagógica, geralmente composta por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, assistentes de alunos, professores, entre outros. Ademais, esta obra também se destina aos estudantes dos cursos técnicos da Rede Federal de Educação. O manual de prevenção à evasão dos estudantes dos cursos médio técnico da Rede Federal de Educação tem, em seu corpo, informações sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Santana do Livramento, dados concernentes à equipe pedagógica que presta apoio diretamente aos estudantes, bem como orientações acerca dos direitos e deveres dos discentes, espaços de participação, dentre outros.]() Manual de Prevenção à Evasão dos Estudantes dos Cursos Médio Técnico da Rede Federal de Ensino
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![Este produto educacional foi desenvolvido no contexto de pesquisa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica intitulada “O despertar de um cidadão: uma proposta de ensino de direito constitucional nas escolas”, e é voltado para professores da rede pública de ensino cuja atuação se dá na etapa final da educação básica, o Ensino Médio. O material foi desenvolvido para auxiliar professores que queiram trabalhar de maneira prática e objetiva, temas introdutórios que tratam de noções de direito constitucional nas escolas e que são de suma importância para desenvolver o exercício da cidadania.]() O despertar de um cidadão: Uma proposta de ensino de Direito Constitucional nas escolas
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![O produto educacional “Arte, Cultura e Produção Cultural na EPT: Guia para o Acesso e o Desenvolvimento de Projetos Culturais” é um guia sobre arte, criatividade, produção cultural e suas possibilidades na Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolvida no projeto de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Porto Alegre, a pesquisa buscou o diálogo entre arte, indústria cultural, mundo trabalho e a EPT. Como metodologia, o trabalho se configurou como uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada, através de entrevistas semiestruturadas e interações mediadas tecnologicamente com interlocutores do Campus Osório, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo do guia é apresentar noções sobre produção cultural e alternativas de aplicação no âmbito escolar do ensino médio. O trabalho contribui para a aproximação entre arte e EPT, além de destacar a importância do estudo e da aplicação da produção cultural no âmbito escolar.]() Arte, Cultura e Produção Cultural na EPT: guia para o acesso e para o desenvolvimento de projetos culturais |
![]() Guia para implantação de uma Controladoria em Institutos Federais de Educação |
![A Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. Ainda há, no entanto, muito a estudar-se para melhorar os processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos foram ao encontro de uma pesquisa interpretativa e contam com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o objeto de estudo tratou sobre acesso, permanência e êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo regular e estão vinculados ao programa de reabilitação profissional demandado pelo INSS. Estes estudantes buscam os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim, sob direcionamento do próprio INSS. Deste modo, buscou-se saber sobre o desempenho e quais as perspectivas que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes. Este estudo foi desenvolvido com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior e suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa à reinserção no mercado de trabalho. Assim, buscou-se estabelecer estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilitando, também, que, neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral com vistas a uma emancipação humana, apoiada nos referenciais da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são elementos do Programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Este trabalho visou, ainda, à aplicabilidade dos conhecimentos gerados por meio do desenvolvimento de um produto educacional que mostra alternativas institucionais para melhor atender aos discentes em reabilitação profissional do INSS, com o intuito do acesso, permanência e êxito nos cursos técnicos subsequentes do referido Instituto. Como resultado da pesquisa, destaca-se a falta de comunicação entre os entes federativos, resultando na precária identificação dos segurados do INSS, dificultando, assim, a utilização de estratégias institucionais, principalmente por meio da assistência estudantil e do NAPNE. Nesse sentido, foi possível, mediante a pesquisa, observar elementos em desacordo com a perspectiva emancipatória em educação e estabelecer estratégias para minimizar as dificuldades enfrentadas.]() Diálogo sobre os caminhos para acesso, permanência e êxito dos segurados do INSS em cursos técnicos do IFRS |
![]() Por que, quando e como construir mapas de riscos nas contratações públicas |
![]() Educação financiamento no proejo: cartilha com orientação para finanças pessoais e hábitos de consumo |
![]() Vamos avaliar? proposta de avaliação institucional participativa e emancipatória da política institucional para os cursos de ensino médio integrado do IFRS |
![]() Guia para uso do Storytelling em espaços educacionais na Educação Profissional e Tecnológica
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O Estudo das funções orgânicas em língua inglesa por meio do Facebook |
![]() Tecnologias digitais para as aulas de Pré-Cálculo
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![]() Vou trabalhar no Instituto Federal, mas o que é um Instituto Federal? |
![]() Iniciação científica: o que é? Por quê? Para quem? |
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