Início do conteúdo

Parceria entre Escola GHC e Instituto Federal do Rio Grande do Sul vai ampliar oferta de cursos na Zona Norte de Porto Alegre


Reitor do IFRS assinou a escritura de doação

Solenidade marcou a assinatura da escritura de doação do terreno do Grupo Hospitalar Conceição para o funcionamento do Campus Zona Norte do IFRS

 

Foi realizada, na tarde desta terça-feira, 22 de abril de 2025, a assinatura da escritura de doação do terreno da Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A ação faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que inclui a implantação de campi de institutos federais em todo o país.

O terreno doado pelo GHC tem 3,9 mil metros quadrados e vai abrigar o novo Campus Zona Norte do IFRS. Na unidade serão oferecidos cursos das áreas de Ambiente e Saúde; e de Tecnologia da Comunicação e Informação, essa com interface na área da saúde, sendo alguns previstos para começar ainda neste ano de 2025. Estão planejadas opções de formação inicial continuada (FIC), cursos técnicos, ensino médio integrado ao ensino técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos superiores, incluindo graduação e pós-graduação. Um dos cursos que serão promovidos é o Técnico em Enfermagem, que atualmente tem uma turma realizada a cada dois anos em parceria entre as duas instituições e deve passar a ter mais turmas.

Durante a solenidade de assinatura, a diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC, Quelen Tanize Alves da Silva, celebrou a parceria e a ampliação da oferta de qualificação na capital gaúcha. “É muito importante que, nesta fase histórica, nós possamos participar dos projetos de expansão da educação pública com foco na saúde”, declarou. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, destacou que o termo de doação é um passo fundamental no trabalho que vem sendo feito para a concretização desse campus e acrescentou que a unidade representa a perspectiva de mais oferta de educação pública de qualidade e de desenvolvimento científico e tecnológico para essa importante região de Porto Alegre.

Estiveram presentes também os diretores do GHC Gilberto Barichello, João Motta e Luís Antônio Benvegnú; o gerente de Ensino e Pesquisa do GHC, Edenilson Bomfim da Silva; o coordenador de implantação do Campus Zona Norte do IFRS, Amilton Figueiredo; a superintende estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, Maria Celeste de Souza da Silva; o vereador Aldacir Oliboni; e a representante do 5º Tabelionato de Notas de Porto Alegre Paola Moura, além de funcionários do GHC e do IFRS.

Novo prédio

O terreno doado pelo GHC fica localizado junto ao complexo do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na avenida Francisco Trein, 326, no bairro Cristo Redentor. Contém algumas edificações construídas, que abrigam atividades da Escola GHC e começam também a ser ocupadas pela equipe de implantação da unidade. No entanto, para atender as necessidades do novo campus, o IFRS vai construir mais um prédio, com cinco pavimentos. A concorrência para a contratação das obras (Concorrência IFRS/DLC nº 9001/2025) está aberta e tem sessão pública agendada para 06 de maio. O valor é estimado em R$ 16 milhões.

 

Escola GHC

A Escola GHC permanecerá com a grade curricular em temas nos quais é referência, com cursos inovadores, voltados para a residência, graduação, especialização e mestrado. Seguirá atuando também com pesquisa, projetos de inovação, educação permanente e continuada dos trabalhadores do Grupo.

Essas ações já desenvolvidas serão reforçadas por meio da parceria entre a Escola GHC e o IFRS, em especial os projetos de inovação e matriciamento à formação em serviços públicos e nos municípios. Alguns desses cursos já são referência, como a Residência Multiprofissional em Saúde voltada para dez profissões no campo da saúde; o ensino de técnico de Enfermagem; a pós-graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS (mestrado); o curso gratuito de Tecnologia em Gestão Hospitalar (graduação); o curso de técnico em nutrição e dietética, além de processos de formação permanente do quadro de funcionários e profissionais do próprio GHC.

Os cursos ofertados pela Escola GHC serão ministrados no atual prédio da Escola e em novas salas de aula no Centro de Oncologia e Hematologia (COH) do GHC. Todos os cursos programados pela Escola para 2025 permanecerão ativos e sem interrupção, mesmo com o processo de implantação do novo campus do IFRS em andamento ao longo do ano.

Texto: Comunicação do GCH com edição da Comunicação da Reitoria do IFRS

 

Leia também:

Fim do conteúdo