Núcleo de Memória vai resgatar e preservar a história da instituição

Resgatar e preservar a história do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e das instituições que deram origem ao IFRS são os objetivos principais do Núcleo de Memória, lançado nesta terça-feira, 19 de março de 2019, durante reunião do Colégio de Dirigentes, na Reitoria. Para marcar a data, foram depositados os últimos materiais na “Cápsula do Tempo” do Instituto (leia mais abaixo).

O Núcleo de Memória é um programa institucional e consistirá em um espaço no qual profissionais buscarão desenvolver ferramentas, mecanismos e projetos de resgate e preservação da memória de forma sistemática e permanente. A equipe do Núcleo também se propõe a auxiliar na elaboração de projetos de pesquisa, ensino e extensão que busquem resgatar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência.

O Núcleo é composto por uma comissão central e por representantes em cada campus. Conforme a coordenadora da Comissão Central, Caroline Cataneo, a expectativa é contribuir para que a instituição se auto reconheça e autoafirme como detentora de um papel fundamental na Educação Profissional e Tecnológica nas comunidades nas quais está inserida. “Sabemos que é pelo (re)conhecimento de nossa identidade e função social que criamos uma instituição mais forte e comprometida com a comunidade que nos cerca”, aponta.

O site do Núcleo será divulgado em breve. Os contatos para saber mais ou propor projetos são [email protected] e (54) 3449-3360. O Núcleo de Memória do IFRS atua ligado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e teve origem na Política de Comunicação, a qual destaca a importância de visualizar a história e evolução da instituição no decorrer do tempo para consolidar sua identidade, entender seu papel na sociedade e estimular o sentimento de pertencimento dos públicos.

Cápsula do Tempo do IFRS

A Cápsula do Tempo lacrada no lançamento do Núcleo de Memória do IFRS foi uma ação para marcar os 10 anos da instituição, completados em dezembro de 2018. Durante o 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, realizado em novembro do mesmo ano, estudantes e servidores depositaram no vidro dezenas de mensagens, desejos e expectativas para a próxima década da instituição.

Para completar a cápsula, neste dia 19 de março de 2019, os diretores-gerais dos campi depositaram uma foto atual de cada unidade, e o reitor, Júlio Xandro Heck, e a pró-reitora de extensão, Marlova Benedetti, incluíram uma imagem da Reitoria. Também foram acrescentados materiais institucionais (caneta, pin e folders), a capa de um jornal da semana e uma moeda de R$ 1,00. A intenção é abrir o vidro em 2028, quando o IFRS completar 20 anos. “Daqui há 10 anos, quando a cápsula for aberta, esperamos que tenhamos tempos melhores para a educação”, frisou o reitor.

A cápsula será lacrada com cera e deve ficar no Gabinete do Reitor.