Novos cursos de extensão a distância gratuitos no IFRS

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) passou a ofertar, neste mês de agosto, nove novos cursos de extensão a distância. São eles: Alimentação Saudável e Sustentável na Escola; Cinemática; Marketing Público; Projeto de Sistemas Web; Saúde Ocupacional; Administração Financeira; Audiovisuais: arte, técnica e linguagem; Bebidas: conceitos e tipos; e Termologia.

No total, são mais de 70 opções de cursos gratuitos, online, abertos a qualquer interessado (não é necessário ser aluno do IFRS), nas áreas ambiente e saúde, ciências exatas, educação, gestão e negócios, idiomas, informática, produção alimentícia, recursos naturais, turismo e hospitalidade e o Pré-IFRS (voltado aos que querem se preparar para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFRS).

Os cursos têm flexibilidade de horário e geram certificado aos aprovados. Os interessados podem se inscrever e já iniciar as aulas. As inscrições estão abertas até dezembro de 2019.

Existem outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) com inscrições abertas. As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos para se inscrever.

Sobre o certificado

O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais:

Todas as opções e mais informações estão disponíveis no Moodle ou no site da Coordenação de Educação a Distância do IFRS: ead.ifrs.edu.br.

PDI: A Educação a Distância no IFRS está contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS, no Capítulo  10.

>>  Conheça os novos cursos

Ambiente e Saúde:

Saúde Ocupacional

Saúde ocupacional, riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos e programa de controle médico de saúde ocupacional.

Duração: 30 horas.

Requisitos: Ser estudante ou profissional na área da saúde, compreensão de leitura em língua portuguesa, e possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Inscrições até 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020

Ciências exatas e aplicadas:

Cinemática

Introdução à física, cinemática, movimento uniforme, movimento uniformemente variado, vetores, cinemática vetorial, movimentos bidimensionais, movimento circular e uniforme.

Duração: 50 horas.

Requisitos: Conhecimentos básicos de matemática, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo.

Gestão e Negócios:

Administração Financeira
Conheça sobre orçamento, custos, fluxo de caixa, preço, lucro e outros conceitos fundamentais da administração financeira.

Duração: 40 horas.

Requisitos: Ensino médio completo, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Marketing Público
Administração, mix, características e planejamento do marketing no setor público.

Duração: 40 horas.

Educação:

Audiovisuais: arte, técnica e linguagem
Aprender e refletir sobre a linguagem audiovisual. O curso irá realizar um passeio pelas experiências que se utilizaram dessa modalidade de comunicação para o desenvolvimento da educação. Aprenda a como os audiovisuais podem ser utilizados dentro da escola e para atividades educativas.

Duração: 60 horas.

Requisitos: Estar atuando em instituição de ensino, ensino superior incompleto, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Inscrições de 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020

Produção Alimentícia:

Alimentação Saudável e Sustentável na Escola
Alimentação saudável, desnutrição, obesidade, alimentos industrializados e alimentos naturais, segurança alimentar e nutricional e PNAE.

Duração: 30 horas.

Requisitos: estar atuando na alimentação escolar em escola, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Bebidas: conceitos e tipos
Conheça os tipos de bebidas, suas características e processos de produção, incluindo: água, sucos, café, refrigerante, cerveja, vinho e outras mais.

Duração: 30 horas.

Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF e visualizar vídeos do YouTube.

Ciências Exatas:

Termologia

Termometria, dilatometria, calorimetria (calor sensível, calor latente e mudanças de estado físico), transmissão de calor, estudo dos gases, 1ª e 2ª leis da termodinâmica.

Duração: 50 horas.

Informática:

Projeto de Sistemas Web
Aprenda as etapas para o desenvolvimento de projetos de sistemas web: levantamento, especificação e análise; modelagem, engenharia e validação de requisitos; metodologias e ferramentas para modelagem de sistemas web; utilização da UML.

Duração: 30 horas.

Requisitos: Ensino Médio completo, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Inscrições até 31/12/2019 – Conclusão até 31/01/2020

As inscrições já estão abertas em https://moodle.ifrs.edu.br. Os cursos são totalmente online, gratuitos, abertos a todos e com início imediato!