Extensão
Nove trabalhos representam o IFRS no Seminário de Extensão Universitária da Região Sul
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) esteve presente com nove trabalhos na 43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs). O evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de julho de 2025, em Lages/SC, e foi sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, teve por objetivo refletir o papel das práticas extensionistas frente à sindemia global identificada no relatório da The Lancet Commission on Obesity de 2019, que aponta a interligação entre três grandes crises planetárias: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.
Sobre o Seurs
O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) é o principal evento de extensão do sul do Brasil. Tem como objetivo promover o intercâmbio entre as instituições de ensino, estimular as discussões sobre os caminhos da extensão, fomentar a troca de experiências sobre as ações de extensão entre as instituições de ensino superior do sul do Brasil e a comunidade.
O evento é promovido anualmente pela Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProex Sul). Em sistema de rodízio entre os estados da região, o seminário reúne trabalhos de, aproximadamente, 27 instituições públicas de ensino superior do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Confira os trabalhos do IFRS apresentados no evento
Campus Canoas – apresentado por Daniele Dalponte Brollo sob coordenação Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira.
O projeto de extensão (Re)criar Canoas foi desenvolvido com o objetivo de apoiar escolas públicas do município atingidas pela enchente de 2024, por meio da produção e distribuição de materiais pedagógicos voltados à educação da matemática. A ação articulou ensino, pesquisa e extensão, fundamentando-se nos princípios da cultura maker, da aprendizagem significativa e da reconstrução crítica de ambientes escolares. Materiais como jogos matemáticos colaborativos, kits de apoio e recursos inclusivos foram desenvolvidos por estudantes bolsistas e docentes do Campus.
Campus Caxias do Sul – apresentado por Isadora de Moura Bueno sob orientação de Daniela Corte Real.
Este projeto de extensão tem como objetivos informar a comunidade sobre o conceito de AH/SD, ajudar a reconhecer pessoas com estas especificidades e sensibilizar a população para o combate ao preconceito que, frequentemente, se origina na falta de informação. As motivações para o desenvolvimento vieram da necessidade de promover um ambiente ainda mais acolhedor para estudantes com AH/SD que, muitas vezes, enfrentam desafios além das questões acadêmicas, incluindo o estigma social e a falta de compreensão por parte de educadores e da comunidade em geral.
Campus Farroupilha – apresentado por Fernanda Graizyk com orientação de Caroline de Morais.
O projeto desenvolvido em parceria com escolas municipais de Farroupilha, busca auxiliar os docentes da rede municipal de ensino para a inserção do material literário em sala de aula, ampliando o conhecimento acerca de obras literárias, e da atuação como contadores de histórias para que as crianças da Educação Infantil sejam cercadas pelo contexto literário. A contação de histórias de obras da literatura infantil é o elemento centralizador das atividades do projeto, reconhecendo o material literário como um ponto de partida para a formação integral dos estudantes.
Campus Porto Alegre – apresentado por Rosilayne Praxedes dos Santos com orientação de Cintia Mussi Alvim Stocchero.
O projeto Rede Movimenta surgiu diante do estado de calamidade pública enfrentado pelo Rio Grande do Sul, com a enchente de 2024. A atividade teve como objetivo implementar um projeto de atendimento à comunidade atingida (estudantes, servidores, moradores e comerciantes do entorno do Campus, terceirizados e familiares). Visando articular as interações das demandas de necessidades e otimizando os recursos, humanos, de deslocamento, bem como ações voltadas à saúde da comunidade. O projeto se vinculou a uma iniciativa já em andamento no Campus, voltada ao atendimento emergencial das pessoas atingidas diretamente, através da oferta de roupas, alimentos, colchões, água, produtos de higiene e limpeza, etc.
Campus Rio Grande – apresentado por Rafael Pereira dos Santos com orientação de Raquel de Miranda Barbosa.
O projeto busca oferecer subsídio teórico-prático na área da iniciação tecnológica para estudantes do ensino fundamental da rede pública do município de Rio Grande/RS e arredores, contribuindo para sua formação integral através do desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas, preparando o indivíduo para o mercado de trabalho no contexto da economia 4.0. Os bolsistas elaboram e executam oficinas abordando programação em blocos, robótica e modelagem 3D, através de Aprendizagem Baseada em Projetos com o tema Meio Ambiente.
Campus Rolante – apresentado por Arthur Gomes Severo sob coordenação de Gabriel Marchesan.
O projeto tem como objetivo a divulgação da Ciência e o despertar da curiosidade nos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, incentivando a observação e a compreensão dos fenômenos físicos e químicos de forma investigativa. As ações desenvolvidas no projeto são compartilhadas no Blog e no Instagram do Clube de Astronomia (CA) do Campus a fim de ampliar o alcance e fomentar uma rede colaborativa entre as escolas da região. Considerando os impactos da pandemia, que afastou os alunos do ambiente escolar e prejudicou o processo de ensino e aprendizagem, o projeto também busca fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola.
Campus Rolante – apresentado por Nicole Rosane Rothmann, sob coordenação de Andressa Minussi Pereira Dau.
Com foco na promoção da sanidade animal e na preservação da saúde pública, estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Rolante desenvolveram uma série de ações educativas e informativas voltadas à comunidade local. O projeto teve como principal objetivo capacitar os alunos para atuarem como multiplicadores de conhecimento, conscientizando a população sobre as zoonoses — doenças transmitidas dos animais para os seres humanos — e outras enfermidades que atingiram os rebanhos bovinos após a enchente de 2024. Entre as atividades realizadas estiveram discussões científicas, apresentações teatrais, distribuição de folders e banners, além de palestras em escolas e unidades de saúde. O projeto culminou na organização do II Ciclo de Palestras sobre Zoonoses e Saúde Pública.
Campus Rolante – de Isa Kichler Neri sob coordenação de Adriana Regina Corrent.
O projeto teve como objetivo auxiliar agricultores familiares do Vale do Paranhana, com foco especial na cidade de Igrejinha, afetados pelas enchentes de maio de 2024. O Campus Rolante desenvolveu um projeto de extensão em colaboração com a Emater de Igrejinha. A iniciativa incluiu a doação de mudas de hortaliças e adubos, incentivando os agricultores para recuperação e reconstrução de seus cultivos.
Campus Sertão – apresentado por Fermino Copatti Graboski com orientação de Migacir Trindade Duarte Flôres.
Esse projeto tem como objetivo disponibilizar a realização de atividades de Equoterapia, proporcionando inclusão social por meio de ações terapêuticas e biopsicossociais a pessoas com necessidades específicas e em vulnerabilidade social; Oportunizar à comunidade um método terapêutico educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Educação, da Saúde e da Equitação; Proporcionar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades específicas e em vulnerabilidade social; entre outros.