Nona edição dos Jogos do IFRS deixa boas lembranças, integração e ensinamentos

Se em quadra os campi eram adversários e nas arquibancadas cada torcida queria se mostrar mais animada, o clima era outro nos momentos de intervalo, no refeitório e nos espaços de alojamento. A integração foi um dos destaques da nona edição dos Jogos do IFRS (JIFRS) – etapa Sertão. “Tivemos uma das edições mais bonitas. Foram pouquíssimos casos de indisciplina, houve maior integração entre as torcidas e tivemos delegações que antes não tinham recebido nenhuma premiação e dessa vez conquistaram”, observa a pró-reitora de extensão, Marlova Benedetti.

O evento terminou no sábado, 28 de setembro de 2024, depois de três dias reunindo delegações de 16 campi do IFRS. A organização da parte esportiva e também de tudo o que envolve deslocar e acomodar 540 estudantes e 80 servidores em um único espaço é um grande desafio. “Por parte da organização, é sempre tenso. São vários estudantes na estrada para se deslocar ao Campus Sertão. Até o momento em que todos estão nas suas casas em segurança essa tensão permanece, mas ocorreu tudo dentro do esperado”, observa Marlova.

Durante esta etapa, houve 154 partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, com equipes masculinas e femininas. As competições precisaram utilizar espaços do Campus Sertão (ginásio e quadra externa), do Módulo Esportivo Municipal da cidade e do Ginásio Municipal de Coxilha. Nos dois primeiros dias, se estenderam das 8h até depois das 22h e no sábado, das 8h até aproximadamente 20h. Para tudo dar certo, foi necessária a dedicação de muitos servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes voluntários.

A presidente da Comissão Interna dos Jogos no Campus, professora de Educação Física Larissa Wagner Zanella, concorda que “o evento superou as expectativas”. “Todos os dias correram tranquilamente, a maioria das modalidades foi super bem conduzida pelas equipes de arbitragem e pelos coordenadores dos jogos. As delegações foram fantásticas na forma respeitosa de competição, o que favoreceu a criação de um clima saudável”, avalia.

Além de medalhas, amizades e memórias, essa experiência deixa para os estudantes ensinamentos, como aponta o pró-reitor de Ensino, Fábio Marçal. “A formação humana integral ganha impulso em atividades como os JIFRS. Experimentamos aprendizados fundamentais na perspectiva da cooperação, solidariedade, disputas e pertencimentos. Saímos com a sensação de que a travessia dos jogos nos torna mais humanos.”

Os Jogos transformam a instituição e também a vida dos estudantes. O professor de Educação Física Carlos Fabre Miranda, do Campus Viamão, afirma que “com certeza, os estudantes vão para o evento de um jeito e voltam de outro”, principalmente aqueles que participam pela primeira vez. “Eles levam outro entendimento de onde estão e das possibilidades que podem ter, não só em termos de desempenho atlético, de jogar melhor, mas que ‘se eu quiser eu consigo ir a um salão e apresentar um trabalho, enfrentar um time mais difícil e conseguir confrontá-lo, enfrentar os medos’”, aponta, complementando que considera válido o investimento da instituição e se sente muito feliz em fazer parte desse grande evento.

Disputas finais

No sábado, dia 28, ocorreram as partidas de basquetebol e futsal masculinos e de handebol feminino, terminando com a entrega de medalhas. Conheça os medalhistas:

Basquetebol masculino

2º lugar – Campus Canoas

3º lugar – Campus Feliz

Futsal masculino

2º lugar – Campus Ibirubá

3º lugar – Campus Caxias do Sul

Handebol feminino

2º lugar – Campus Canoas

3º lugar – Campus Erechim

Sobre os Jogos do IFRS

Neste ano de 2024, os Jogos do IFRS chegaram à nona edição. O evento foi dividido em duas etapas, com a presença de mais de 500 estudantes em cada uma.

A primeira etapa ocorreu no Campus Bento Gonçalves, no dia 09 de setembro, com as disputas de xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo e uma demonstração de bocha paralímpica. Delegações de todos os 17 campi participaram. A segunda foi realizada no Campus Sertão, de 26 a 28 de setembro de 2024, com equipes de 16 campi e partidas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Os Jogos são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi. Nos campi Sertão e Bento Gonçalves, também foram montadas comissões com servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados para preparar os espaços e receber os participantes.

📸 Confira fotos e informações sobre os primeiros dias da etapa Sertão dos Jogos do IFRS nos links abaixo (Obs: O álbum de fotos completo será publicado nos próximos dias)