Mostras científicas de Alvorada, Bento Gonçalves, Osório, Rolante e Vacaria recebem trabalhos

Foto de alunos em sala de aula sentados em círculo assistindo a apresentação de trabalho.

Apresentação da Mepex, de Alvorada, em 2023

Cinco mostras científicas de campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebem inscrições de trabalhos e de avaliadores. Os eventos são dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Osório, Rolante e Vacaria. Podem participar estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, graduação e pós-graduação de escolas públicas e privadas.

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) do Campus Alvorada

Até 04 de setembro está aberto o período de submissão de trabalhos para a 7ª edição da Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MEPEx) do Campus Alvorada. Podem participar estudantes, servidores e egressos do campus ou alunos e colaboradores de outras instituições de cultura, educação e saúde. As inscrições são para a apresentação de trabalhos ou relatos de experiências, oferta de oficinas e realização de performances artísticas.

O evento será nos dias 09 e 10 de outubro, com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia em tempos de emergência climática”. Todas as regras e orientações estão disponíveis no Edital do Campus Alvorada 25/2024. Outras informações podem ser obtidas na página do da MEPEx.

Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (MoEPEx) do Campus Rolante

O regulamento da VIII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (VIII MoEPEx) do IFRS Campus Rolante está publicado. O evento destina-se a estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e superior. A submissão de trabalhos vai até 20 de agosto.

A Mostra ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro de 2024, em formato presencial. Os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes modalidades:

• Ensino: compreende atividades geradas a partir de experiências em sala de aula ou de atividades decorrentes de experiências complementares às práticas de ensino;
  • Pesquisa: compreende a investigação a partir de hipótese/problema que articula conhecimentos de ensino e pode gerar atividades de extensão. São aquelas relacionadas à produção de conhecimentos científicos básicos, aplicados ou tecnológicos;
  • Extensão: compreende as atividades educativas, culturais e/ou científicas que se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e promovem a relação de transformação entre instituição e sociedade.

Mostra Técnico-científica – Campus Bento Gonçalves

A Mostra Técnico-científica (MTC) 2024 do Campus Bento Gonçalves ocorre de 07 a 09 de novembro de 2024 e promove a troca de experiências e a divulgação de projetos de ensino, pesquisa, inovação, extensão e indissociáveis. As inscrições de trabalhos podem ser feitas até 06 de setembro.

Interessados em atuar como avaliadores dos projetos podem se inscrever também até 06 de setembro. As informações detalhadas e os links para inscrições estão disponíveis no site da MTC.

Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa – Campus Osório

A Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório possibilita o compartilhamento de conhecimentos a partir da exposição dos trabalhos e da interação entre os estudantes. A 14ª MoExP ocorre  de 09 a 11 de setembro de 2024, de forma presencial, na sede do campus

O envio de trabalhos vai até 15 de agosto (novo prazo). A inscrição de interessados em atuar como avaliadores está aberta até 09 de setembro. No período de 1º a 21 de agosto, a Mostra receberá também propostas de minicursos a serem realizados como parte da programação.

Faz parte da MoEXP ainda a Maratona de Programação, voltada a alunos de ensino médio e superior, que podem participar individualmente ou em grupos. O objetivo dessa atividade é promover a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade, e a habilidade de solucionar problemas de software. Inscrições até 09 de setembro.

Os regulamentos, links e mais informações são encontrados no site da 14ª MoExP.

Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Vacaria

Estão abertas as inscrições para o VIII Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Vacaria, evento que será realizado presencialmente entre os dias 03 e 05 de setembro de 2024. O período de submissão de trabalhos vai até 18 de agosto de 2024.

Servidores e discentes do IFRS, membros da comunidade externa vinculados a instituições de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão poderão submeter trabalhos para apresentação, além de integrantes de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.  Confira o regulamento e outras informações no Edital do Campus Vacaria nº 34/2024.