Mais Polos de Inovação para a Rede Federal

A Rede Federal pode ganhar cinco novas unidades dos Polos de Inovação. O edital para credenciamento foi lançado no primeiro dia da 103ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O anúncio foi feito pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, e pelo diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Almeida Guimarães.

De acordo com Ariosto, a Setec tem como objetivo não só implantar as novas unidades, mas também consolidar as estruturas já existentes. “Com esse edital, nosso escopo é ampliar a oferta de oportunidades no eixo de inovação e empreendedorismo no âmbito da Rede Federal”, afirmou.

A rede possui nove polos, parceria com a Embrapii, que atuam para o desenvolvimento da pesquisa aplicada e ampliação da competitividade e produtividade nacional. Os projetos envolvem estudantes, professores, profissionais da indústria e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Atuando desde 2013, a Embrapii contabilizou mais de 600 parcerias até 2015 e, para os próximos anos, a meta atender mais de 12 mil empresas, de acordo com o diretor-presidente da empresa.

“Com esse edital, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica dará às empresas a certeza de que estão fazendo um excelente projeto. As instituições tem um papel crucial no desenvolvimento do país em termos de pesquisa e inovação, gerando muitas oportunidades para os jovens”.

Confira os atuais Polos de Inovação da Rede Federal:

Instituto Federal da Bahia – Segmento Equipamentos médicos
Instituto Federal do Ceará – Segmento Sistemas embarcados e mobilidade digital
Instituto Federal do Espírito Santo – Segmento Metalurgia e materiais
Instituto Federal do Fluminense – Segmento Monitoramento e instrumentação para o meio ambiente
Instituto Federal Goiano – Segmento Tecnologias agroindustriais
Instituto Federal de Minas Gerais – Segmento Sistemas automotivos inteligentes