Mais de 2 mil equipamentos de proteção contra a Covid-19 são doados pelo CTA

Mais 450 protetores faciais (do tipo face shields) e 21 caixas protetoras para serem utilizadas no leito hospitalar (aerosol boxes) foram entregues pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) a hospitais de Porto Alegre e das regiões Litoral e Serra na semana de 11 a 15 de maio de 2020 (na foto de destaque, a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, faz entrega no Hospital Tacchini). Os materiais são produzidos e doados pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, localizado no Campus Bento Gonçalves. O objetivo é aumentar a proteção de profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento à Covid-19.

Desde o mês de março, com o surgimento dos primeiros casos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, cerca de 2.150 face shields já saíram dos laboratórios do CTA. Os protetores atuam como um escudo, aumentando a barreira entre o médico ou enfermeiro e os pacientes. Foram produzidas também 30 caixas protetoras denominadas aerosol box, um equipamento simples, mas inovador, utilizado no leito hospitalar sobre a cabeça do paciente para reduzir riscos de contaminação (leia mais aqui).

Todas as produções são doadas a hospitais, prefeituras e outros agentes envolvidos com atendimento ao público, beneficiando 12 municípios até agora (Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Montenegro, Osório, Paraí, Passo Fundo, Pedro Osório, Porto Alegre e Teutônia). Segundo o professor do Campus Farroupilha e coordenador da oficina de Tecnologia Assistiva do CTA, Bruno Kenji Nishitani Egami, a partir dessas entregas, há demanda para a produção de mais 1.500 face shields.

Modelos e tutoriais estão disponíveis

O CTA utiliza seus equipamentos para realizar corte a laser e furação dos protetores. A mão de obra é de servidores que trabalham de forma remota ou em revezamento, a fim de evitar riscos de contaminação. Já a matéria-prima – basicamente acrílico, PET, elástico e cola – é oriunda de doações (saiba como ajudar abaixo).

E mais do que fabricar os protetores, o CTA elaborou modelos e tutoriais para que outras instituições ou empresas que possuem máquina de corte a laser possam também produzi-los. Esses arquivos estão disponíveis no site do IFRS, na aba “Saúde no IFRS – Coronavírus (Covid-19)”.

Iniciativas do IFRS para contribuir no combate ao coronavírus ocorrem nos 17 municípios onde está presente

Ações para contribuir no enfrentamento à emergência em saúde com o novo coronavírus ocorrem nos 17 campi e na Reitoria do IFRS. Engajados em encontrar soluções inovadoras, servidores, estudantes e voluntários confeccionam equipamentos de proteção, realizam ações solidárias, fazem pesquisas e ações de extensão voltadas ao tema. Para dar uma ideia das iniciativas realizadas, o IFRS fez um mapa de ações contra a Covid-19 nas suas unidades (confira a imagem).

E para adquirir matéria-prima que permita levar adiante essas ações, o Instituto realiza uma campanha de arrecadação junto à comunidade. As necessidades podem ser conferidas na página da Campanha no site do IFRS, que será constantemente atualizada.

Para doações em valores, os interessados podem depositar ou fazer transferência para conta bancária da Fundação Escola-Empresa de Engenharia da UFRGS (FEEng), parceira da iniciativa, que atua como agente de ligação entre a comunidade e o Instituto. Os dados são Banco do Brasil, agência 3798-2, Conta Corrente: 301.457-6, Fundação Empresa Escola de Engenharia da Ufrgs (FEEng), CNPJ: 02.475.386/0001-13. No momento do depósito/transferência, no campo “código identificador”, digitar o próprio CPF ou CNPJ (saiba mais).

Contatos com o IFRS podem ser realizados pelo e-mail: [email protected].

Sobre o CTA

O CTA é o setor do IFRS responsável por propor, orientar e executar ações relacionadas à acessibilidade na instituição, auxiliando estudantes e servidores com necessidades específicas a terem mais autonomia em sua vida escolar ou nas atividades do dia a dia. No Centro, há laboratórios e equipamentos utilizados para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, que agora estão contribuindo na produção de materiais para o enfrentamento da emergência em saúde com a Covid-19.