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Linha editorial das divulgações do IFRS busca trazer mais transparência e clareza nas comunicações da instituição


Foi publicada nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2024, a Linha Editorial das Divulgações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS): Critérios e Princípios Fundamentais dos Textos Noticiosos. O documento complementa a Política de Comunicação e visa dar transparência aos critérios que definem o que é ou não considerado notícia na instituição. O material foi elaborado para apoiar as decisões dos comunicadores e apresentar à comunidade acadêmica os processos de definição e produção das notícias.

Segundo a linha editorial, o interesse público é o princípio norteador dos conteúdos da comunicação do IFRS, que devem ser mais úteis a quem lê, ouve ou assiste (os públicos do canal) do que a quem solicita a divulgação. Ainda define também o que têm potencial para virar notícia: ações com atualidade, ineditismo ou que saiam do cotidiano; temas de relevância ou interesse para os públicos. Também são priorizadas as atividades que envolvam um grande número de pessoas ou estejam próximas geográfica ou culturalmente daqueles que receberão a informação. Os textos devem focar em divulgar oportunidades e serviços; mostrar ações do IFRS que agreguem valor aos públicos; promover a cidadania; expressar o orgulho e despertar o interesse em fazer parte da instituição.

O documento foi elaborado pela equipe de jornalismo da reitoria do IFRS, com o apoio da Comissão de Comunicação, e está estruturado em oito capítulos. Esses abordam temas como: definição de texto noticioso; princípios fundamentais das divulgações e aspectos a serem evitados; canais de comunicação (institucionais/oficiais e vinculados); exemplos do que pode ou não ser considerado notícia; orientações gerais sobre linguagem; dicas para a produção de conteúdo noticioso; instruções para o envio de sugestões de pauta e, por fim, referências.

O documento também está disponível na página guias, manuais e outros documentos do Departamento de Comunicação do IFRS.

 

 

 

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