Liberados recursos para as obras do PPCI do Campus Porto Alegre

O IFRS recebeu o valor para realizar as obras do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) do Campus Porto Alegre. É quase R$ 1 milhão – o valor exato é R$ 989.156,61 – recebido extra ao Orçamento da instituição, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) do Ministério da Educação (MEC). O TED havia sido solicitado pela gestão do IFRS à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC em fevereiro deste ano. A liberação ocorreu no dia 3 de outubro de 2019.

O projeto executivo das obras do PPCI está concluído e aprovado pela Diretoria de Planejamento e Obras (DPO) do Instituto. De acordo com o diretor do DPO, Renato Pereira Monteiro, as melhorias levarão aproximadamente seis meses para serem executadas. Entre elas está a reforma da subestação de energia elétrica, com reposicionamento conforme projeto já aprovado junto à CEEE; a substituição das portas corta-fogo; a reforma nas escadas com a instalação de corrimãos e outros itens de segurança. Também estão planejadas a instalação de sistema de iluminação de emergência; de placas de sinalização de emergência; e de central de alarme com detecção de fumaça; bem como a ampliação na rede de hidrantes como novo sistema de bombas. A licitação para contratar empresa responsável pelas construções será realizada pelo Campus pelo Regime Diferenciado de Compras, o que permite um processo mais ágil do que o regime convencional.

Renato explica ainda que a execução das obras das escadas externas do edifício garagem do Campus Porto Alegre, inicialmente previstas, ocorrerão posteriormente. Por isso, o valor recebido foi inferior ao solicitado em fevereiro (que era de R$ 1,2 milhão). Por questões técnicas e necessidade de aprovação do projeto das escadas junto à Prefeitura da capital gaúcha, neste momento será contratada uma empresa especializada, responsável por elaborar e providenciar as licenças para essas obras. Após, será realizada nova licitação.

A pró-reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, explica que a elaboração e a execução dos PPCIs de todas as unidades foram definidas como ação prioritária para a instituição no ano passado. “Avançamos muito desde então. A maior parte do orçamento de investimento do IFRS tem sido utilizada nesses projetos, e também foram solicitados recursos extra-orçamentários ao MEC”, aponta. Tatiana explica que a liberação do orçamento para a obra do PPCI do Campus Porto Alegre é o resultado de um trabalho conjunto entre a Reitoria e a direção do campus e é essencial para a realização da obra, que, devido ao valor elevado e à situação orçamentária do IFRS, seria de difícil execução com recursos próprios.