Lançada a edição de 10 anos da Revista Viver

Capa da Revista Viver Edição de 10 anos. Na capa, pessoas aparecem transitando em evento.

Foi lançada na tarde desta sexta-feira, 4 de novembro de 2022, a edição especial de aniversário de 10 anos da Revista Viver IFRS, publicação de extensão do Instituto. O lançamento ocorreu durante o 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, no Campus Bento Gonçalves

A revista conta com dois volumes. O primeiro é comemorativo e valoriza servidores que se destacaram por saberes e fazeres extensionistas nos últimos cinco anos. São 28 relatos sobre a prática de extensão. Para esse material, foi montada uma comissão que analisou as ações de extensão do IFRS, seus impactos nas comunidades de abrangência, o envolvimento com os processos da Pró-reitoria de Extensão e a publicação de relatos de experiência na Revista Viver IFRS. A partir desses dados, foi possível eleger os Extensionistas Destaque de cada campus do IFRS, os quais foram convidados a escrever relatos contando sobre sua experiência e o significado de fazer extensão, segundo a pró-reitora de Extensão (Proex), Marlova Benedetti.

O segundo volume é composto por 20 relatos de experiência de ações vinculadas aos editais da Proex. Os textos têm como inspiração a extensão como prática de ensinar, aprender e transformar. Estão envolvidos 12 campi do IFRS e um do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Esta edição conta com uma novidade: a seção Política e Atualizações, nela serão publicadas as atualizações anuais das documentações da pró-reitoria.

Os dois volumes comemorativos aos 10 anos da Revista Viver podem ser conferidos no portal de periódicos.

Um pouco da história

O nome da revista foi escolhido durante o segundo Seminário Anual de Servidores do IFRS, realizado em abril de 2012. A primeira edição relatou atividades do evento, noticiadas pela equipe de comunicação do IFRS. Quando a revista completou cinco anos, ocorreu a modernização da identidade visual e ela passou de impressa a on-line. Em 2019, a seção de reportagem deu espaço para entrevistas. Em 2020 passaram a ser aceitas submissões dos demais institutos do estado e em 2021, submissões de ações indissociáveis.

Submissões abertas

Já está aberto o período de submissão de textos para edição nº 11, que será publicada em 2023. A submissão pode ser realizada diretamente no em link no portal de periódicos.

Sobre a revista

A Revista Viver IFRS é vinculada à Pró-reitoria de Extensão e tem como objetivo a divulgação e o compartilhamento de vivências de extensão e de ações indissociáveis realizadas nos IFs do Estado. Destaca ações que propiciam o processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico com ênfase na produção, no desenvolvimento e na difusão de conhecimentos.

Em suas páginas, são publicados relatos inéditos de caráter teórico-prático sobre atividades realizadas em programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Podem submeter textos para publicação na Revista Viver IFRS servidores e, em especial, estudantes – bolsistas e voluntários que tenham interesse na prática da escrita científica na modalidade de relato de experiência do IFRS, IFSul e IFFar.

Confira todas as edições da no site da Revista Viver.