Jogos nacionais – Terceiro dia tem prata e bronze no xadrez e classificações para as quartas de final

Foto de time com diversas estudantes em quadra de esportes.

O terceiro dia de competições dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF), quarta-feira, 30 de novembro de 2022, teve muitas emoções. Depois de dois longos dias de disputas no xadrez de equipe, modalidade que exige muito foco e concentração, tanto o time feminino quanto a masculino saíram vitoriosos. As gurias conquistaram medalha de prata e os guris, medalha de bronze. Para essa quinta-feira, as competições são individuais na modalidade.

Outro destaque foram as classificações do handebol feminino, futsal masculino e do vôlei de praia e de quadra para as quartas de final. A estudante Elisa Belquis, do Campus Caxias do Sul, é do time de vôlei de praia e de quadra. Ela conta da experiência de ter passado pela etapa dos jogos do IFRS até chegar ao nacional: “Eu esperava pelos jogos desde que entrei no Instituto durante a pandemia, era meu sonho participar. Agora, estar disputando com os outros IFs é transcendente. Eu achava o IFRS incrível, e ver os outros IFs é mais ainda, de outros estados, com outras culturas, sotaques… Faz eu perceber o quanto essa rede é grande”. Elisa destaca as amizades que fez com pessoas de outras cidades e do quão gratificante isso tem sido. “Encontramos as meninas do IFFarroupilha e elas torceram para nós no jogo de quadra, tivemos as torcidas unidas, cantando o hino do Rio Grande do Sul, foi lindo”.

Outro estreante nos Jogos Nacionais é o professor de Educação Física Affonso Lang, do Campus Sertão. Docente na instituição desde 2019, Affonso explica que essa experiência vinculada aos projetos de ensino desenvolvidos no campus proporciona aos alunos e professores possibilidades únicas de vivências e integração com alunos de toda rede federal. “Percebi um contexto festivo muito interessante, ao mesmo tempo em que a competição de alto nível ficou restrita ao espaço dos locais de jogos. É visível que este tipo de experiência potencializa a formação esportiva, humana e se vincula com nossos ideais de formação integrada entre a humana e a educação profissional e tecnológica”, finaliza.

Confira o placar dos jogos de 30/11

Handebol Masculino – IFRS 17 X 17 IFNMG

Handebol Feminino – IFRS 3 x 24 IFNMG

Futsal Masculino – IFRS 1 X 1 IFSP / IFRS 1 X 0 IFPI

Vôlei de praia masculino – IFRS 1 X 2 IFMS

Vôlei de praia feminino – IFRS 2 x 0 IFMS

Vôlei feminino – IFRS 2 X 0 IFPA

Saldo de vitórias no xadrez

Feminino

IFRS 2 X 2 CP II

IFRS 2 X 2 IF Triângulo Mineiro

IFRS 4 X 0 IF Sul de Minas

IFRS  2½ X 1½ IF Fluminense

IFRS 2 X 2 IF Mato grosso

IFRS  3½ X ½ IF Rio Grande do Norte

O IFRS nos JIF

O IFRS está presente nos jogos com 60 estudantes atletas, que participam das seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, basquetebol e xadrez. Compõem a delegação do IFRS os campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Ibirubá, Restinga, Sertão e Vacaria.

Neste ano, o JIF retoma as atividades após dois anos de pausa, devido à pandemia. Os jogos estão sendo realizados entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro de 2022 no IFSP,  na cidade de São José do Rio Preto.