Início do conteúdo

Instituto participa do Programa Asas para o Futuro


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) participa, por meio dos campi Erechim e Rio Grande, do Programa Asas para o Futuro. A iniciativa é voltada à brasileiras de 15 a 29 anos, com foco na promoção da autonomia, formação profissional e permanência na educação. A ação prioriza mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.

O programa prevê uma série de iniciativas, entre elas a oferta de cursos e oficinas profissionalizantes em parceria com os Institutos Federais, concessão de auxílio estudantil mensais, apoio à inserção no mundo de trabalho, formação sociopolítica com foco nos direitos das mulheres, acompanhamento pedagógico e mentoria.

Outro destaque é a implantação das cuidotecas. Tratam-se de espaços destinados ao cuidado de crianças de 3 a 12 anos, com atividades lúdicas e educativas, possibilitando que as participantes frequentem as ações formativas com mais tranquilidade.

Quem pode participar?

Podem se inscrever nos cursos do Programa Asas para o Futuro jovens mulheres com idade entre 15 e 29 anos. Para participar, é necessário atender aos itens abaixo e outros critérios devem ser conferidos nos editais próprios:

  • Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Residir em comunidades periféricas, urbanas ou em zonas rurais;
  • Ser mãe ou responsável direta por criança de até 10 anos de idade.

Os editais de seleção com informações completas referentes ao programa foram divulgados no dia 12 de fevereiro de 2026, e podem ser acessados em: Edital 02/2026 (Campus Rio Grande)

Leia também: 

Curso gratuito sobre cultura maker e economia criativa é oferecido a mulheres no Programa Asas para o Futuro

 

Fim do conteúdo