Instituto participa de atividade da Redin

Com objetivos voltados para o avanço do conhecimento da Integração Produtiva na área de fronteira sub-regional do Mercosul, a fim de contribuir para a internacionalização da educação superior e o desenvolvimento econômico sustentável dos países que compõem a região, a Rede Universitária de Cooperação para Integração Produtiva Regional (Redin), reuniu-se entre os dias 8 e 9 de maio, na cidade de Cruz Alta.

O IFRS compõe a Redin desde 2017, juntamente com a Facultad Ciencias Economicas–UNaM, Universidad Gaston Dachary, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participaram das atividades representando o Instituto o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Eduardo Girotto, a assessora de Assuntos Internacionais, Marlova Benedetti, e a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Erechim, Adriana Troczinski Storti.

Dentre as atividades realizadas:

A IV Jornada Redin, momento em que foram levantadas as atividades realizadas, pelas instituições que fazem parte da Rede. O IFRS  sediou reunião do Projeto Redin; participou do Congresso Latino Americano de Administración  (Conlad), com apresentação de trabalho, na Argentina. Acolheu alunos na Jepex no Campus Erechim, com trabalhos argentinos. Também participou na escrita de um capitulo no livro com fomento do Projeto Redin, além da aprovação de 2 projetos que envolverão parceria com a rede, ambos de servidores do Campus Erechim. Também foram discutidas oportunidades de trabalhos futuros em conjunto, integrando os demais campi do Instituto.

Participação na palestra “Formação de Professores na Sociedade Contemporânea”, ministrada pelo professor Miguel Àngel Zabalza Beraza, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Na reunião da Rede Interuniversitária de Conhecimento orientada para o Comércio, Desenvolvimento e Integração Regional (RED Cidir), as instituições de ensino presentes apresentaram um panorama de seus cursos de pós-gradução, a fim de buscarem uma maior integração entre as instituições participantes da rede.

E o XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul, que teve como objetivo analisar as atividades realizadas e ações para a continuidade da Rede, como a apresentação da publicação do Caderno de Perspectivas sobre Cooperação Interuniversitária para a Integração Produtiva Regional do Mercosul.

Segundo a assessora de Assuntos Internacionais “Participar das atividades da Rede Universitária permitiu ao professor Eduardo Girotto e a mim conhecer pessoalmente a rede e as potencialidades dos integrantes desta, além da visualização de novas possibilidades para ações futuras em conjunto, buscando a partir do exemplo do Campus Erechim, integrar mais campi do IFRS à Rede”, conclui Marlova.