Início do conteúdo

Inaugurados prédio acadêmico e complexo poliesportivo no Campus Canoas


Foram inaugurados nesta terça-feira, dia 23 de novembro de 2021, um prédio acadêmico (chamado de Bloco F) e o complexo poliesportivo (chamado de Espaço Lúdico Esportivo) do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A solenidade ocorreu em ambiente aberto, na quadra de esportes, com a presença de diversas autoridades locais e nacionais e seus representantes. Entre elas, o reitor do IFRS, Julio Xandro Heck e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge. A atual diretora-geral, Patrícia Nogueira Hübler fez questão de homenagear o ex-diretor de Administração e Planejamento do Campus Édio Fontana e o ex-diretor-geral Mariano Nicolao.

A história das obras se deu no primeiro semestre de 2013, com a conclusão da licitação 01/2013, realizada pelo então diretor de Administração e Planejamento Édio Fontana. A pedra fundamental foi lançada em março de 2014, através da Ordem de Serviço N° 01/2014, assinada pelo então diretor-geral pro tempore Mariano Nicolao. O investimento para o início da obra foi capitaneado pela equipe gestora do campus na época, tendo como impulsionador o então prefeito de Canoas Jairo Jorge.

Abrindo a cerimônia, a diretora-geral Patrícia ressaltou o empenho dos  diversos servidores e demais pessoas envolvidas no desenvolvimento do Campus Canoas nos últimos 11 anos. Ela também reforçou a dificuldade de ter assumido a Direção-geral do campus em fevereiro de 2020, quando foi deflagrada a pandemia de Covid-19, e as pessoas que ajudaram a passar por esse período, talvez o mais difícil da instituição. Patrícia também destacou que neste 2021, houve o primeiro ingresso do curso de Engenharia Eletrônica, em consonância com os Arranjos Produtivos Locais e, recentemente, aprovado pela Capes, a criação do Mestrado de Matemática em Rede, reforçando a necessidade de qualificação para os professores e professoras das redes municipais, estaduais, públicas e privadas da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Logo após, o homenageado professor Mariano Nicolao, que foi diretor-geral do Campus em nove dos seus 11 de existência, lembrou a ex-reitora Cláudia Schiedeck, e o prefeito Jairo Jorge que ajudou muito em uma época em que era difícil negociar o orçamento com o Governo Federal. Também destacou agradecimentos ao professor Eliezer Pacheco, secretário de Educação do Município a época e a deputada Federal Maria do Rosário, que em 2016 o acompanharam à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com a demanda de uma nova descentralização orçamentária para dar andamento à obra. Ele também fez um agradecimento especial em memória ao nosso ex-reitor falecido Osvaldo Casares Pinto em relação às diversas ações, realizadas durante o seu mandato, ações essas acolhidas e reconhecidas majoritariamente pela comunidade acadêmica.

Logo após, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, escolheu dois momentos para destacar. O primeiro deles é que mesmo em meio a um momento de pandemia, marca-se o retorno às festividades do IFRS.
_Estávamos há muito tempo sem cerimônias, sem oportunidades para poder encontrar e parabenizar os colegas, sem poder receber a comunidade nas quais estamos instalados. E o outro grande motivo é que estamos aqui reunidos para inaugurarmos espaços em  prol das relações públicas.

De acordo com o reitor, o nome dado à quadra poliesportiva (Espaço Lúdico Esportivo), é importante pois, segundo ele “é o espaço em que a gente pode jogar bola, fazer atividades artísticos-culturais”.
_Por isso, espaços como esses são prioritários desde que assumi a Reitoria. O diretor Mariano nos ajudou. O senhor está aqui devidamente homenageado e espero que se sinta assim por todos nós.

E disse mais: o Campus Canoas se tornou protagonista e importante nesta cidade.

_ Eu como reitor muito me orgulho de ver que qualquer espaço que haja discussões de futuro, na cidade de Canoas, lá está o Campus Canoas e seu representante.  E em missões de futuro, na cidade de Canoas, gostaríamos de seguir responsáveis pelo protagonismo, como atores para que as pessoas tenham qualidade de vida, acesso ao emprego, à  renda, porque essa é a missão da Rede Profissional, Científica, Tecnológica.

Por último, falou o atual prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Ele disse:

_ Nós acreditamos em um projeto educacional feito a muitas mãos, pelos nosso educadores. E sem dúvida, a história dos Institutos Federais estão conectadas de um projeto de ciência e tecnologia de nossa nação. Só é possível pensar isso se imaginarmos uma rede que pensa, que imagina todos os profissionais que precisamos para que o Brasil possa conquistar seu lugar no mundo do conhecimento.

As obras

O Bloco F é o maior prédio em área construída do Campus Canoas, e um dos maiores do IFRS com valor final de investimento, juntamente com o espaço lúdico esportivo, de R$4.961.823,66. A edificação possui 2.835 m² de área construída, contando com dois pavimentos. No térreo, são 10 salas de aula de 68m² cada, que comportam até 44 alunos. Em função da Covid-19, com distanciamento de 1,5 m entre cada pessoa, a capacidade é de 25 alunos. Ainda há banheiros e depósitos. O andar superior, além de mais duas salas de aula, dispõe de 15 gabinetes de professor, seis salas de coordenadores, copa, sala de reuniões, sala de Centro de Processamento de Dados (CPD) e banheiros nos dois extremos do piso.

Uma parte da mobília do prédio é oriunda de doação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a outra foi adquirida com recursos próprios do campus entre 2019 e 2020 e ainda de móveis que o campus já possuia e que foram deslocados. Todas as salas contam com aparelhos de ar condicionado tipo inverter e luminárias led (exceto corredor do andar superior), o que contribui para a economia de energia elétrica.

Confira galeria de fotos:

Pedras no caminho da construção

Inicialmente, a execução da obra do prédio acadêmico (Bloco F) tinha previsão para conclusão em outubro de 2015, mas teve um aditivo prorrogando o término para março de 2016. Entretanto, por falhas técnicas na execução por parte da construtora contratada, o contrato foi rescindido ainda em sua fundação, e uma nova licitação foi providenciada. O novo contrato se iniciou em janeiro de 2017, com previsão de término em julho de 2018. A partir de então, houve alterações de projeto e o contrato se estendeu até dezembro de 2019, época que foi assinado o termo de recebimento provisório da edificação. Na época, a empresa contratada alegava dificuldades financeiras, o que atrasou as correções dos apontamentos da equipe de recebimento da edificação.

No decorrer de 2020 foram realizados ajustes por conta do campus, principalmente com relação ao projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), pois o projeto original encontrava-se defasado. Finalmente em janeiro de 2021, obtivemos o alvará dos bombeiros, que nos permitiu habitar o maior prédio em área construída do Campus Canoas, e um dos maiores do IFRS.

Sobre a quadra de esportes, tem metragem 980 m². A construção foi concomitante ao prédio. O projeto é oriundo do “Quadra coberta com vestiário” do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). No futuro, ainda 2022, pretende-se, realizar o fechamento e construção dos vestiários. O valor do investimento de ambas obras foi de R$4.961.823,66.

 

Texto e fotos: Comunicação do Campus Canoas com apoio de Jair Bruschi Júnior e  Vitor Secretti Bertoncello.

Fim do conteúdo