IFRS vai ofertar curso de mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi avaliado e credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser um dos pontos focais do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT).

A proposta, submetida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), prevê o Campus Porto Alegre como unidade em que será estabelecida a estrutura do curso de pós-graduação. Sete professores de diferentes campi do IFRS e quatro de instituições externas devem atuar na docência do curso. Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Eduardo Girotto “A aprovação do IFRS como ponto focal representa um passo considerável para que a instituição fortaleça seus ecossistemas de inovação e torna o Instituto referência do Estado do Rio Grande do Sul na formação de profissionais para atuar na área de inovação”.

O curso tem como objetivo a formação de profissionais para atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos diversos setores: acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais etc. A oferta do ProfNIT é em Rede e o edital de seleção para ingresso no início de 2019 deve ser publicado no segundo semestre de 2018.

Sobre o ProfNIT

O ProfNIT é um curso de mestrado em Rede Nacional, oferecido em todas as regiões do Brasil, resultado das iniciativas do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), articulado com instituições de ensino superior. O programa busca desenvolver senso crítico e aperfeiçoamento das competências profissionais dentro dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Após concluírem a formação, os profissionais devem estar capacitados a atuar de forma a promover a inovação, em âmbito empresarial, governamental ou acadêmico.

O programa, recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, visa atender a demanda por profissionais com formação sólida nas suas competências dos NITs. Desde 2016, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é o polo coordenador do ProfNIT.