Geral
IFRS tem guia de acessibilidade digital para comunicadores
Pensando em garantir a acessibilidade das informações e conteúdos publicados nos canais de comunicação do IFRS a todos os usuários, inclusive aqueles que possuem alguma deficiência, o Instituto lançou o documento “Comunicação e Acessibilidade Digital – Guia de Referências para Comunicadores”.
O guia foi organizado pelo IFRS, por meio do Departamento de Comunicação em parceria com o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) e o Núcleo de Ações Afirmativas da Reitoria (Naaf). Ao longo do texto, os organizadores apresentam dicas e sugerem materiais que podem auxiliar na elaboração de conteúdos digitais mais acessíveis, eliminando barreiras que impedem ou dificultam o acesso de pessoas com deficiência.
O texto ressalta que conteúdos com bons níveis de acessibilidade são aqueles projetados de modo que todas as pessoas possam acessar, navegar, perceber, entender, interagir e contribuir de maneira efetiva. O documento aborda conceitos introdutórios, como o conceito de pessoa com deficiência, acessibilidade, desenho universal, tecnologia assistiva e outros. Na sequência, o material explica como ocorre o acesso da pessoa com deficiência ao meio digital e traz dicas de acessibilidade digital que envolvem a navegação por teclado, a descrição de imagens e links, cuidados com conteúdo audiovisual, uso de cores e fontes, elaboração de documentos digitais, dentre outros.
—> O documento está disponível na página do Departamento de Comunicação em Guias, manuais e outros documentos, na página do CTA, em Dicas de Acessibilidade Digital e no Padlet do Naaf Reitoria.