IFRS tem dois projetos na maior feira de ciência e engenharia do mundo, a Regeneron ISEF

Da esquerda para a direita: estudante Amanda Ribeiro Machado, professora Flávia Twardowski e estudante Victórya Leal Altmayer Silva. Todas elas estão de máscara.

Estão nos Estados Unidos, participando da Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), as estudantes do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Amanda Ribeiro Machado e Victórya Leal Altmayer Silva. As jovens pesquisadoras estão acompanhadas da professora coordenadora dos projetos, Flávia Twardowski, e integram a delegação brasileira credenciada para o evento. A ISEF, maior feira de ciência e engenharia do mundo, acontece entre os dias 07 e 13 de maio de 2022, no Georgia World Congress Center, em Atlanta, nos Estados Unidos.

São 18 projetos de pesquisa brasileiros nesta edição do evento, nove credenciados pela Mostratec (Novo Hamburgo) e nove via Febrace (São Paulo). Do Rio Grande do Sul, há mais dois projetos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo. Ao todo, estão expostos no evento 1.410 trabalhos de pesquisa, de 1.750 finalistas oriundos de 64 países.

Conheça os projetos do Campus Osório:

Estudante Amanda Ribeiro Machado e a professora Flávia Twardowski, seguram bandeira do IFRS em frente a banner com informações sobre o projeto. Desenvolvimento de celulose bacteriana produzida a partir dos resíduos do processamento de uva, da estudante Amanda Ribeiro Machado, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Sobre o trabalho: Resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho foram transformados em uma celulose bacteriana (espécie de plástico), que é um material biodegradável alternativo aos polímeros artificiais (empregados para a produção dos mais diversos objetos e materiais) e com potencial também para a geração de energia (podendo ser usado, por exemplo, em automóveis e residências). A transformação é feita a partir de um processo biotecnológico.

▶️ Assista ao vídeo e saiba mais

Estudante Victórya Leal Altmayer Silva, e a professora Flávia Twardowski, sorrindo em frente a banner com informações sobre o projeto. Eco-socius: o comportamento dos jovens do litoral norte gaúcho na economia circular, da estudante Victórya Leal Altmayer Silva, do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Sobre o projeto: A estudante desenvolveu um método para explicar o comportamento dos jovens do Litoral Norte gaúcho na economia circular, abordando aspectos como redução no consumo, reutilização e reciclagem. O estudo demonstrou que ações educativas podem estimulá-los a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental. Foram empregadas equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características).

▶️ Assista ao vídeo e saiba mais

Histórico de participações e premiações na ISEF

Este é o oitavo ano que o Campus Osório participa da ISEF, somando um total de dez projetos de bolsistas da professora Flávia Twardowski. Dos oito trabalhos que estiveram no evento nos anteriores, todos receberam premiações, entre os quais destacam-se o primeiro lugar na área Ciência dos Materiais em 2019, com a egressa Juliana Estradioto, e o quarto lugar na categoria Comportamento e Ciências Sociais obtido no ano passado pela estudante Victórya Leal, que participa da ISEF pelo segundo ano consecutivo.

> RELEMBRE EM:

Pesquisa do IFRS conquista 1º lugar em Ciência dos Materiais na maior feira de ciências do mundo – Intel Isef – de 17 de maio de 2019

Pesquisa de estudante do Campus Osório é premiada na maior feira de ciências pré-universitária do mundo – de 21 de maio de 2021