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IFRS tem cinco projetos finalistas na Febrace 2025
Projetos de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foram mais uma vez selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Na edição 2025, cinco trabalhos do IFRS estarão presentes. Haverá representantes dos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório e Vacaria. A feira será realizada de 24 a 28 de março de 2025, na Universidade de São Paulo (USP).
No total, foram aproximadamente 2.700 projetos inscritos para esta edição, sendo 276 selecionados como finalistas. Esses serão apresentados no evento presencial e também exibidos na Mostra Virtual da Febrace.
Conheça os representantes da instituição:
Campus Bento Gonçalves
Projeto: Reaproveitamento da Casca de Bergamota (Citrus reticulata) na Produção de Bioplástico
Desenvolvido pela estudante Gabriele Senter Carrer, com orientação de Débora Tomasini
Área: Ciências Exatas e da Terra – Química
O projeto investiga a produção de biopolímeros a partir de resíduos agroindustriais, com ênfase nas cascas de bergamota. Por meio de experimentos utilizando essas cascas e reagentes acessíveis e de baixo custo, foram obtidos bioplásticos com características variadas, conforme as metodologias aplicadas. Essa abordagem se mostrou promissora, pois aproveita resíduos para produzir materiais que se decompõem mais rapidamente no ambiente, reduzindo o impacto da poluição.
Campus Caxias do Sul
Projeto: O Impacto dos Agrotóxicos no Desenvolvimento Neurológico e nas Funções Cognitivas
Realizado pela estudante Manuella Almeida Clemes com orientação de Paulo Roberto Janissek
Área: Ciências da Saúde – Saúde coletiva
Campus Feliz
Área: Engenharia – Engenharia de Materiais e Metalúrgica
O Sustainware avalia a viabilidade do uso conjunto de casca de arroz e resíduos de vidro na produção de louças cerâmicas sustentáveis. Os resultados indicaram que é possível fabricar louças cerâmicas contendo até 60% de resíduos em sua composição, sendo 30% de cinza de casca de arroz e 30% de vidro descartado. Saiba mais sobre o projeto na matéria do Campus Feliz.
Campus Osório
Projeto: Quimicar: Ferramenta Didática para o Ensino-Aprendizagem Mais Acessível e Interativo
Realizado pelos estudantes Amanda Teixeira Rost e Arthur da Costa Francisco com a orientação de Vera Maria Klajn.
Área: Ciências Humanas – Educação
O projeto alia tecnologia e aprendizado prático para desenvolver uma ferramenta didática para o ensino de química orgânica. Na estrutura do laboratório WindMaker, que trabalha com a filosofia “faça você mesmo”, foram elaboradas peças físicas acessíveis e Realidade Aumentada (RA). As peças físicas representam elementos e ligações químicas, enquanto a RA permite visualizar moléculas em 3D, facilitando a compreensão da geometria molecular. Testado com alunos do IFRS – Campus Osório, o material promoveu uma abordagem lúdica e interativa, com resultados a serem publicados em artigo científico. A ferramenta será disponibilizada gratuitamente.
Campus Vacaria
Projeto: Diferentes Métodos para Incrustação de Insetos em Resina Destinados à Confecção de Caixa Entomológica Didática
Desenvolvido pela estudante Melanie Ivaní Nicolodi com a orientação de Rafael Roberto Dallegrave Negretti
Área: Ciências Agrárias – Agronomia
A incrustação com resina é uma tónica que permite a preservação de diversos materiais e suas características originais ao longo do tempo, como insetos. Blocos de resina são ótimos como materiais didáticos, neles pode-se observar aspectos morfológicos de espécimes. Esse projeto teve o objetivo de avaliar a eficiência de duas resinas na qualidade de blocos incrustados de insetos para fins didáticos no ensino dos cursos Técnicos em Agropecuária Integrado e Agronomia O trabalho foi realizado no laboratório de fitossanidade (LabFito) do Campus Vacaria.
Sobre a Febrace
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior mostra brasileira pré-universitária de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Além de mostra, promove ações com o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Para mais informações, acesse o site da Febrace.