Geral
IFRS se destaca em médias do Enem 2017
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) figura com destaque no ranking relativo ao desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017 elaborado pelo jornal Folha de São Paulo e divulgado no dia 29 de junho de 2018. A relação foi feita a partir das médias das provas objetivas (linguagens matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e da redação. Entraram na tabulação 14.124 escolas públicas e privadas do país.
A Folha de São Paulo considerou como critérios para a escola fazer parte do ranking que ao menos metade dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da instituição tivesse prestado a prova do Enem no ano passado e ainda que esse percentual não representasse menos do que dez alunos. Dessa forma, nove campi do IFRS aparecem na lista (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Ibirubá, Osório, Restinga-POA, Rio Grande e Sertão).
Classificação nacional – escolas públicas
Considerando o desempenho dos estudantes de todas as instituições públicas do Brasil nas provas objetivas, o IFRS tem dois campi entre as 50 instituições melhores colocadas e cinco entre as cem: Farroupilha (22º), Canoas (43º), Osório (54º), Caxias do Sul (80º) e Bento Gonçalves (95º).
Classificação estadual
Entre as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul, o IFRS obtém destaque tanto nas provas objetivas quanto na redação. Nas provas objetivas, são quatro campi entre os 50 melhores colocados e seis campi entre os cem: Farroupilha (11º); Canoas (25º); Osório (30º), Caxias do Sul (48º), Bento Gonçalves (57º) e Rio Grande (67º). Na redação, dois campi figuram entre as 50 melhores médias e três entre os cem: Osório (7º), Rio Grande (21º) e Farroupilha (72º).
Entre as instituições gaúchas públicas, os nove campi estão entre as 60 melhores colocadas nas provas objetivas: Farroupilha (3º), Canoas (7º), Osório (10º), Caxias do Sul (13º), Bento Gonçalves (14º), Rio Grande (15º), Ibirubá (23º), Restinga (25º) e Sertão (60º).
Sobre o Enem
O Enem tem como objetivo principal avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC). No IFRS, a nota do Enem pode ser utilizada como critério para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e nos cursos superiores.