Início do conteúdo

IFRS recebe visita institucional da Setec/MEC


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu, nestas segunda e terça-feira, 12 e 13 de maio de 2025, a visita do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Charles Okama de Souza, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A agenda incluiu os campi Viamão, Porto Alegre, Zona Norte (Porto Alegre) e Bento Gonçalves, e a palestra de abertura do 1º Workshop de Administração do IFRS.

O objetivo foi acompanhar a revitalização de espaços após as enchentes de 2024, verificar a implantação do Campus Zona Norte na capital, conhecer a estrutura dos demais campi e fortalecer a articulação entre o MEC e as unidades da Rede Federal. O diretor da Rede foi acompanhado pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores das unidades.

Região Metropolitana

Na manhã de segunda-feira, no Campus Viamão, Okama participou de duas reuniões: a primeira com representantes da Reitoria, responsável pela gestão do Parque Científico e Tecnológico do IFRS, em implantação no local; e a segunda com a diretora-geral da unidade, Maíra Baé Baladão Vieira. As agendas trataram de estratégias para uso da estrutura e do fortalecimento das ações do campus e do parque.

Localizado na rodovia Tapir Rocha, o parque foi oficialmente transferido ao IFRS pelo MEC em novembro de 2024. O espaço possui cerca de 34 mil metros quadrados construídos, em um terreno de aproximadamente 16 hectares, e recebeu investimento de R$ 42 milhões. Na visita, a comitiva também conheceu o Tecna – Centro de Produção Audiovisual, o polo de produção audiovisual para educação a distância que também está sendo criado no local, e a empresa Instor, instalada no parque. 

 

À tarde, o grupo esteve no Campus Zona Norte (Porto Alegre), em fase de implantação. A unidade será instalada em um terreno de 3,9 mil metros quadrados, doado pelo Grupo Hospitalar Conceição, localizado na avenida Francisco Trein, bairro Cristo Redentor. Além de espaços já construídos, terá novas estruturas. As obras, previstas para começarem ainda em 2025, têm valor estimado em R$ 16 milhões. A unidade vai ofertar cursos nas áreas de Ambiente e Saúde e de Tecnologia da Informação e Comunicação, com interface na área da saúde. Estão previstos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos técnicos, ensino médio integrado, Educação de Jovens e Adultos (EJA), graduação e pós-graduação. Um dos cursos confirmados é o Técnico em Enfermagem, atualmente oferecido em parceria com o GHC. O coordenador de implantação, Amilton Figueiredo, conduziu a visita e apresentou as instalações provisórias da unidade. 

 

A agenda foi concluída no Campus Porto Alegre, situado no Centro da capital. Os visitantes conheceram espaços como o PoaLab (laboratório de prototipagem), o Prelúdio (voltado à música e cultura) e o Centro de Referência de Formação de Professores. O diretor-geral do campus, Sérgio Wesner Viana, acompanhou a visita, mostrou a revitalização após as enchentes de 2024 e destacou os projetos em desenvolvimento. 

Serra gaúcha

No início da manhã desta terça-feira, Okama e o reitor Júlio estiveram no Campus Bento Gonçalves, sendo recebidos pelo diretor-geral, Rodrigo Monteiro, integrantes da gestão do campus e da Reitoria.

O reitor destacou a estrutura do campus, que possui refeitório, ginásio de esportes, espaços de inovação e sedia o Centro Tecnológico de Acessibilidade, entre outros. Rodrigo Monteiro destacou a importância dos cursos de enologia para o desenvolvimento do setor vitivinícola na região, lembrando que em praticamente todos os estabelecimentos da área no município há profissionais que passaram pela instituição.

O grupo visitou o ginásio de esportes, recém-reformado; passou pelo futuro Complexo de Esportes, Cultura, Arte e Lazer (Cecal); e conheceu a estrutura e os produtos da Vinícola-Escola. Após, o diretor Charles Okama de Souza participou da abertura do 1º Workshop de Administração do IFRS, que ocorre no Dall’Onder Grande Hotel no dias 13 e 14 de maio.

Autoridades presentes

As visitas na região Metropolitana tiveram também a participação dos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini; Ensino, Fábio Azambuja Marçal; e Administração, Tatiana Weber; do coordenador dos Habitats de Inovação e Empreendedorismo do IFRS, Nilson Varella Rübenich; de diretores de área dos campi Viamão – Robson Silva (Ensino) e Rafaela Dionísio (Administração) – e Porto Alegre – Denirio Marques (Ensino), Silvia de Castro Bertagnolli (Pesquisa), Camila Lombard Pedrazza (Desenvolvimento Institucional), Cíntia Mussi Alvim Stocchero (Extensão), Ademir Troina (Administração) e Henrique de Oliveira (Gestão de Pessoas).

Estiveram presentes ainda o coordenador do Prelúdio, Iuri Correa; o coordenador do PoaLab, André Peres; e a arquiteta Milene Gehling Liska, bem como os servidores da equipe de implantação do Campus Zona Norte (Porto Alegre) Andre Schneider, Danielle Azevedo, Márcio dos Santos e Roben Lunardi. Representando o Grupo Hospitalar Conceição, participaram a diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação, Quelen Tanize Alves da Silva; e o gerente de Ensino e Pesquisa, Edenilson Bomfim da Silva. 

No Campus Bento Gonçalves, acompanharam o grupo os pró-reitores Lucas Coradini e Fábio Marçal, os diretores de área Luciana Pereira Bernd (Ensino), Andréia Regina Mallmann Carneiro (Administração), Leonardo Alvarenga Pereira (Desenvolvimento Institucional) e os servidores Paula Miotto e Jair Matias da Rosa.

Texto: Comunicação do Campus Viamão e Comunicação da Reitoria

Fotos: Comunicação do Campus Viamão, Comunicação do Bento Gonçalves e Comunicação da Reitoria

 

Fim do conteúdo