Eventos
IFRS promove primeiro workshop de Administração
O primeiro workshop de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve início na terça-feira, 13 de maio de 2025. Realizada em Bento Gonçalves, a capacitação tem cerca de 135 participantes, servidores dos 17 campi e da Reitoria que atuam em contabilidade, contratos, financeiro, gestão documental, licitações, obras, transportes, apoio administrativo e patrimônio.
As atividades ocorrem até quinta-feira, promovendo reflexões e compartilhando conhecimentos sobre soluções administrativas eficazes e inovadoras, que buscam fortalecer a gestão pública no IFRS. São tratados temas como compras públicas, suprimentos, orçamento, energia sustentável, trabalho remoto e inteligência artificial.
O objetivo do evento é abordar temas estratégicos como compras públicas, suprimentos, orçamento, energia sustentável, trabalho remoto e inteligência artificial aplicados à administração pública, aliando teoria e prática e compartilhando experiências.
Programação
A programação contou com a palestra de abertura do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Charles Okama de Souza, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Ainda no primeiro dia, a diretora da Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) falou sobre a central de compras, estrutura e projetos, licitações, dentre outros assuntos referentes ao tema. Na sequência, ocorreu a palestra “Qualidade de Vida no Trabalho e Programa de Gestão e Desempenho?”, proferida por Thâmella Hellen Estefanuto Orsiolli, servidora da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Nesta quarta-feira, a programação compreende a realização de oficinas, separadas por áreas e públicos, cujos facilitadores são: Sebastião Pereira dos Santos, chefe da Divisão de Normas e Procedimentos Contábeis do Ministério Público da União; Thiago de Moura, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Educação Superior (Sesu)/MEC; Albert Caravaca, procurador federal junto ao IFRS; Etho Roberio Medeiros Nascimento, agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Centro de Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) do Rio Grande do Sul; Ivan Jorge Gabe, professor do IFRS Campus Farroupilha; e de servidores da Diretoria de Licitações e Contratos da Reitoria do IFRS.
Para a quinta-feira, último dia de evento, está prevista a realização de uma oficina sobre Inteligência Artificial com o professor Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, cujo público são todos os participantes do workshop. A capacitação foi organizada e realizada pela Pró-reitoria de Administração (Proad) do IFRS.
Fotos: Francisco Galeano, Comunicação do IFRS Campus Vacaria