Início do conteúdo

IFRS promove primeiro Encontro do Núcleo de Memória


Entre os dias 03 e 04 de outubro de 2023, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) sediou o primeiro Encontro do Núcleo de Memória. Com o tema central “História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica”, o evento realizado on-line, reuniu participantes de todo país, oportunizando encontro entre estudantes, extensionistas e pesquisadores interessados em debater, refletir e trocar experiências sobre a história e memória da educação em diferentes perspectivas.

A conferência de abertura “O Trabalho como Fonte de Pesquisa – ‘O Rio dos Trabalhadores’ e a História de Trabalho-educação”, foi ministrada pela professora Maria Ciavatta, que explorou as representações de imagens de trabalhadores e sua relação com a história do trabalho-educação. 

Acompanhe a atividade no link: https://www.youtube.com/watch?v=pXycTGf6GW0.

Nas mesas redondas foram debatidas as temáticas:  

Acervos em Educação Profissional e Tecnológica; e 

Experiências de história e memória da EPT

O evento contou também com 12 sessões de apresentações. Foram cerca de 80 trabalhos, reunindo mais de 100 pesquisadores e extensionistas. Participaram mais de 20 instituições nacionais, incluindo programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, centros e núcleos de memórias vinculados dos Institutos Federais: de Pernambuco (IFPE), São Paulo (IFSP), Rio Grande do Norte (IFRN), Amazonas (IFAM), Sergipe (IFS), Farroupilha (IFFar), Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Rede Gaúcha de Educação profissional Tecnológica (EPT), além de trabalhos do IFRS, muitos deles vinculados ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e aos Núcleos de Memórias, com suas experiências e práticas em preservação e disseminação da história e memória dos campi e suas comunidades. 

O encontro foi organizado pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).  Para conhecer o Núcleo de Memória do IFRS acesse o site.

Fim do conteúdo