Início do conteúdo

IFRS inicia as atividades dos Programas de Residência Pedagógica e de bolsas de Iniciação à Docência


As atividades referentes aos Programas de Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), iniciaram no dia 16 de novembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O IFRS foi contemplado com 189 bolsas nos programas Residência Pedagógica e Pibid, referentes aos Editais Capes 1/2020 e 2/2020, estas distribuídas entre os estudantes dos cursos de licenciatura e professores da educação básica. O resultado foi divulgado no mês de maio.

Os programas têm como objetivo proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. No IFRS foram comtemplados com bolsas estudantes de licenciatura dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga, Sertão e Vacaria.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O Pibid incentiva, aos estudantes que estão cursando a primeira metade do curso de licenciatura, o contato com escolas públicas de educação básica. Assim, os discentes inserem-se no contexto prático de aprendizagem. Nessa seleção de 2020, o IFRS foi contemplado com 120 bolsas de iniciação à docência e cinco bolsas para coordenadores de área. A proposta submetida contemplou as áreas de Matemática, Biologia, Química, Física, Língua Portuguesa e Pedagogia dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Sertão e Vacaria.

Programa Residência Pedagógica

O programa visa promover a melhoria da formação prática nos cursos de licenciatura por meio de imersão do estudante em escola de educação básica. O futuro professor pode participar a partir da segunda metade de curso de formação. O IFRS submeteu proposta para as áreas de Física, Matemática e Pedagogia dos campi Bento Gonçalves, Canoas e Caxias do Sul. Para essa seleção de 2020, o IFRS foi contemplado com 48 bolsas para estudantes, seis bolsas para professores da educação básica e duas bolsas para docentes orientadores nesse programa.

Os programas

Integrantes da Política Nacional de Formação de Professores, os programas visam proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Na lei de criação dos Institutos Federais, um dos pilares é ofertar cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica para formação de professores à educação básica e educação profissional.

Leia também:

IFRS é selecionado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e para o Programa Residência Pedagógica

Fim do conteúdo