Início do conteúdo

IFRS inaugura Polo de Produção Audiovisual para Educação a Distância


Fábio Marçal, Júlia Silva e Lucas Coradini abriram a fita para simbolizar a inauguração

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conta com um Polo de Produção Audiovisual para Educação a Distância (EaD), localizado no Campus Viamão. O espaço foi projetado para apoiar o recredenciamento da modalidade EaD, incentivar a inovação pedagógica e ampliar a acessibilidade dos materiais educacionais. A estrutura foi apresentada ao público na manhã desta sexta-feira, 16 de maio de 2025, durante o II Ciclo de Palestras de Capacitação em Educação a Distância. 

Destinado prioritariamente à produção de materiais para cursos a distância e às demandas do campus, o Polo de Produção Audiovisual também poderá ser utilizado em projetos institucionais nos eixos de ensino, pesquisa e extensão. O uso será compartilhado entre os campi do IFRS e estará disponível para servidores, estudantes e para ações desenvolvidas com a comunidade externa, por meio do Portal Integra. As gravações deverão ser agendadas previamente, conforme critérios de prioridade, com base em um regulamento interno que está em elaboração e será publicado no segundo semestre de 2025.

Para garantir o funcionamento do espaço, estão previstas duas bolsas de ensino para estudantes do IFRS (Edital Proen 7/2025), com atuação presencial nos turnos da manhã e tarde. Os bolsistas prestarão suporte técnico, atendimento, organização de agenda e apoio administrativo. A equipe poderá ser ampliada conforme a necessidade.

Infraestrutura

Com 56m² de área, o Polo tem uma antessala e três salas adaptadas para gravação de conteúdos em diferentes formatos, como podcasts, videoaulas, entrevistas e produções com chroma key (técnica usada para trocar o fundo de uma imagem ou vídeo). Parte da instalação será aproveitada da antiga produtora TecnaPuc, que funcionava no local.

Em termos técnicos, o Polo será equipado com recursos audiovisuais fornecidos pela Coordenadoria de Educação a Distância (CEaD). Entre os itens, estão câmeras profissionais, webcam HD, microfones diversos (lapela, boom e sem fio), tripés, estabilizador, kit de iluminação com softbox e refletores, suporte para chroma key, computadores, notebooks, teleprompter, televisores, além de acessórios como cartões de memória e HDs externos.

“A criação do Polo representa um avanço significativo para o ensino Ead no IFRS, ao permitir maior autonomia na produção de conteúdos, melhoria na qualidade técnica e ampliação da acessibilidade, com a inclusão de recursos como Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas nos materiais”, destaca a responsável pela CEaD, Júlia Marques Carvalho da Silva. O ambiente também é multifuncional, pois pode ser utilizado para oficinas, capacitações e eventos institucionais, como o II Ciclo de Palestras de Capacitação em Educação a Distância.

A inauguração contou com os participantes do ciclo e autoridades institucionais. Estiveram presentes os pró-reitores de Ensino, Fábio Marçal, e de Desenvolvimento Institucional, Lucas Coradini, bem como os diretores-gerais dos campi Viamão, Maira Baé Baladão Vieira, e Porto Alegre, Sérgio Wesner Viana. Confira imagens a seguir:

Fotos: Francisco Galliano

Ciclo de Palestras de Capacitação em Educação a Distância

O evento está sendo realizado neste dia 16 de maio, pela manhã e à tarde, no Campus Viamão, no formato presencial. Tem como foco a qualificação de práticas pedagógicas e técnicas na produção audiovisual voltada à EaD, com atividades práticas nos estúdios do novo Polo Audiovisual.

A programação inclui palestras e oficinas direcionadas a participantes com atuação na Educação a Distância, como membros dos Núcleos EaD, bolsistas, servidores de projetos registrados, gestores e demais interessados previamente inscritos.

Fim do conteúdo