Início do conteúdo

IFRS fortalece infraestrutura, inovação e protagonismo regional com parceria estratégica em Viamão


Solenidade ocorreu em 17 de julho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Prefeitura Municipal de Viamão oficializaram um acordo de cooperação técnica que marca uma nova fase de integração entre educação pública e gestão municipal. 

A parceria, assinada na quinta-feira, 17 de julho de 2025, prevê a utilização pelo poder público municipal, durante o período de cinco anos, de 3.300 metros quadrados do bloco D, área de um dos prédios onde funcionam o Campus Viamão e o Parque Tecnológico da instituição, este em implantação.

Como contrapartida, o município deverá investir pelo menos R$ 4 milhões em obras e melhorias ao espaço, incluindo: equipamentos para o Anfiteatro, com climatização, sistema de som, iluminação e 700 cadeiras estofadas; ampliação da área de estacionamento do Parque Tecnológico; reformas e adequações que garantam funcionalidade e conforto aos espaços acadêmicos. Todas as benfeitorias realizadas serão incorporadas ao patrimônio do IFRS, sem qualquer custo para a instituição. Além disso, o Instituto mantém acesso irrestrito às dependências compartilhadas, com autonomia para suas atividades e preservação da identidade institucional.

Durante os cinco anos de vigência do acordo, com possibilidade de prorrogação, a Prefeitura contribuirá também com serviços de segurança patrimonial, recepção, limpeza e manutenção; custeio proporcional dos serviços básicos, sem comprometer o orçamento institucional; fiscalização conjunta e acompanhamento técnico da execução do acordo.

 

Ecossistema de inovação

O acordo posiciona o Instituto como protagonista na criação de um ecossistema de inovação em Viamão, baseado no modelo de tripla hélice, conectando academia (IFRS), poder público e empresas. 

O plano de trabalho prevê:

– Implantação de Living Labs, com soluções para problemas reais da comunidade;

– Criação de uma Incubadora Tecno Social, voltada ao empreendedorismo e à geração de startups;

– Desenvolvimento de projetos em sustentabilidade, agroecologia, bioeconomia, turismo ecológico e resiliência climática, alinhados às vocações naturais do município;

Essas iniciativas ampliam as oportunidades de práticas profissionais e estágios para os estudantes da instituição, fortalecendo sua formação técnica e cidadã.

O acordo também abre novas frentes para o IFRS desenvolver ações integradas de ensino, pesquisa e extensão com o município, como formações continuadas para servidores municipais; consultorias técnicas e assessoramento em áreas de interesse público e eventos conjuntos que aproximam a comunidade da produção científica. 

Com esta parceria entre o IFRS, empresas de base tecnológica e o Poder Público Municipal, abre-se caminho para avançar no conceito de cidade inteligente, promovendo um ambiente favorável à atração de empresas de base tecnológica. Isso contribui diretamente para a geração de emprego e renda qualificada, impulsionando o desenvolvimento local e regional.

 

Solenidade de assinatura

A solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica contou com a presença das seguintes autoridades: o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Lucas Coradini; o coordenador dos habitats de inovação e empreendedorismo do IFRS, professor Nilson Varella Rubenich; a professora Priscila Silva Esteves, representando a Direção-Geral do IFRS Campus Viamão; o prefeito de Viamão, Rafael Bertoleti; o vice-prefeito Maninho Fauri; o secretário-geral de Governo, Túlio Barbosa; e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rodrigo Pox.

Também estiveram presentes estudantes, gestores e servidores do IFRS, além de representantes de entidades e empresas que integram o ecossistema de inovação do Parque Tecnológico do IFRS. A cerimônia contou ainda com a presença de secretários e secretárias municipais, subprefeitos, demais integrantes da equipe de governo da Prefeitura de Viamão e vereadores.

Fim do conteúdo