Início do conteúdo

Projetos de Extensão


Conexão TTILS: Libras e Acessibilidade – Câmpus Alvorada

Resumo: O projeto tem como objetivo à ampliação do engajamento com a comunidade escolar e externa, incentivando o aumento de inscrições no curso TTILS e a maior disseminação da Libras como ferramenta inclusiva.

Coordenador(a): Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araujo

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Pessoas surdas e intérpretes

Projeto


Curso de LIBRAS – FIC – Câmpus Ibirubá

Resumo: O Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – FIC, promovido pelo IFRS – Campus Ibirubá, tem como foco a introdução à língua de sinais e à rica cultura da comunidade surda brasileira. A iniciativa busca oferecer aos participantes a oportunidade de compreender e utilizar a LIBRAS, aprendendo sobre sua estrutura linguística básica e desenvolvendo habilidades para produzir narrativas simples aplicáveis no dia a dia. Com o propósito de reduzir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes, o curso atende a uma necessidade crescente de promover a inclusão em diferentes contextos sociais, respeitando as diretrizes das políticas públicas educacionais que visam garantir a acessibilidade para pessoas surdas. Por meio dessa formação, o IFRS reafirma seu compromisso com a disseminação da LIBRAS como ferramenta essencial de comunicação e inclusão social. O curso contribui para o fortalecimento da integração entre a instituição, a comunidade local e a sociedade em geral. Ele destaca a importância de reconhecer os surdos em sua singularidade histórica, cultural, linguística e identitária, valorizando suas contribuições para a diversidade social. Além disso, o curso atua na desconstrução de preconceitos, abordando a surdez como uma característica humana e não como uma condição patológica. Com isso, promove-se um ambiente de aprendizado que incentiva a empatia e a valorização da pluralidade, integrando professores, profissionais de atendimento e demais interessados na valorização da LIBRAS.

Coordenador(a): Francinei Rocha Costa

Cidade de Execução: Ibirubá

Público Alvo: Usuário em Libras

Curso


IFRS em Libras – Câmpus Alvorada

Resumo: Este projeto de extensão visa promover a inclusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), destacando sua importância na área dos Estudos Surdos. A proposta abrange diversas ações, com ênfase na divulgação e uso de mídias para amplificar a visibilidade da Libras e da comunidade surda.

Coordenador(a): Renata Heinzelmann

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Pessoas surdas e intérpretes

Projeto


JG Jornal Gausurdo 2025 – Câmpus Alvorada

Resumo: O Jornal Gausurdo é um projeto de comunicação em Libras, criado em 2016, com o objetivo de levar informação à comunidade surda através de um canal no YouTube.

Coordenador(a): Renata Heinzelmann

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Pessoas surdas

Projeto


LIBRAS: PRÁTICAS DE INCLUSÃO – Câmpus Viamão

O projeto “Libras: práticas de inclusão!” visa promover a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no IFRS Campus Viamão, criando um ambienteeducacional acessível e acolhedor para alunos surdos e ouvintes. Reconhecendo a importância da Libras como meio de comunicação e expressão cultural, oprojeto busca garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades para participar ativamente da vida acadêmica. Por meio de diversasiniciativas, pretende-se sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a relevância da inclusão e da diversidade. A metodologia do projeto é estruturada em umaabordagem colaborativa, iniciando-se com um diagnóstico das necessidades e expectativas de professores e alunos em relação à Libras. A partir dessa análise,serão realizadas oficinas e cursos de formação continuada, capacitando educadores e promovendo a prática da Libras entre todos os membros da comunidadeescolar. O uso de métodos interativos e recursos multimídia enriquecerá o processo de aprendizagem, facilitando a comunicação e a integração. Além dasatividades de formação, o projeto pretende estabelecer parcerias com a Associação de Surdos de Viamão, promovendo eventos e ações que celebrem acultura surda. Palestras, workshops e a organização do Dia NAPNE de 2025 serão algumas das iniciativas destinadas a fomentar a conscientização sobre asnecessidades específicas dos alunos com deficiência. Essas atividades contribuirão para o fortalecimento de laços entre a comunidade acadêmica e asociedade, promovendo um ambiente de respeito e valorização da diversidade. O projeto também se preocupa com a acessibilidade das plataformas digitaisdo campus. A implementação de recursos audiovisuais, como legendas e interpretação em Libras, garantirá que todos tenham acesso às informaçõesdisponíveis no site e nas redes sociais. Além disso, um canal no YouTube será alimentado com conteúdos educativos sobre acessibilidade, ampliando o alcancedas iniciativas propostas e favorecendo a inclusão de diversas necessidades. Por fim, a avaliação contínua das atividades será essencial para garantir aefetividade do projeto. Feedbacks e questionários permitirão ajustar as ações e promover melhorias ao longo da execução. Ao final, espera-se que o projeto”Libras: práticas de inclusão” não apenas fortaleça a presença da Libras no campus, mas também contribua para a construção de uma comunidade acadêmicamais inclusiva, diversa e respeitosa.

Coordenador(a): Maria de Fatima Nora Lopes

Cidade de Execução: Viamão

Público Alvo: Usuário em Libras

Projeto


LIBRAS: PRATICA E INCLUSÃO – Câmpus Viamão

Resumo: O presente curso de ensino intitulado Libras: Pratica e Inclusão para comunidade em geral, alunos e servidores, ofertado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, NAPNE, tem o objetivo de promover a acessibilidade entre alunos surdos e ouvintes do IFRS Viamão, além de docentes e técnicos administrativos atuantes no Câmpus, através do ensino da Língua Brasileira de Sinais, a Libras. Com isso, estima-se que os docentes possam usufruir desse aprendizado para uma melhor comunicação com os alunos surdos, a fim de mediar, instruir e acolher a comunidade surda ingressa no Câmpus.

Coordenador(a): Maria de Fatima Nora Lopes

Cidade de Execução: Viamão

Público Alvo: Usuário em Libras

Projeto


Libriação – Câmpus Porto Alegre

Resumo: O projeto chamado Libri(ação) é constituído por ações de/sobre/em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esse projeto visa informar, comunicar e educar ao público interno e externo. Ao público estudantil, direitos, deveres e orientações de acesso e permanência. Ao público profissional, a formação continuada e a atualização. Ao todo público, culturas, artes, conhecimentos e informações sobre educação alimentar, educação mental, educação holística, educação artística, educação ambiental, educação corporal, educação sexual entre outras que considerar necessário incluir. Também intenciona promover encontros com os professores de Libras, os professores que atuam com alunos surdos e os intérpretes de Libras de outros campi para a implementação de orientações em Libras e de sinalário acadêmico. Também pretende promover oficinas de Libras para os interessados, de português escrito para o público Surdo e de Literatura, Cultura e Arte Surda para todos, criando o material de QUIZ, possibilitando a difusão e circulação nas escolas bilíngues. Além disso, objetiva também a produzir e criar o evento artístico/literário/cultural, o evento que envolve política, linguística, cultura, saúde, lazer, trabalho, esporte, direito humano e o acervo de/em Libras por meio de Youtube denominado IFRS em Libras.

Coordenador(a): Carolina Sperb

Cidade de Execução: Porto Alegre

Público Alvo: Usuário em Libras

Curso, Evento


Material Didático – Libras – Câmpus Alvorada

Resumo: O material didático em Libras visa favorecer a aprendizagem da língua.

Coordenador(a): Flávia Miranda de Britto

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Pessoas surdas e intérpretes

Projeto


Projeto Girassol: Inclusão e acessibilidade em florescimento no campus Alvorada

Resumo: O “Projeto Girassol” tem como objetivo principal promover a inclusão e acessibilidade no campus Alvorada, visando atender às necessidades da comunidade interna e externa.

Coordenador(a): Karina Chaves de Lima Sperb

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Usuário em Libras

Projeto


PROPES – Programa Permanente de Estudos Surdos – Câmpus Alvorada

O Propes – Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.

Coordenador(a): Maria Cristina Viana Laguna

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Usuário em Libras

Evento


SOS comunidade surda – Câmpus Alvorada

Resumo: A enchente impactou negativamente, o projeto SOS Comunidade Surda, comprometendo suas atividades e serviços destinados a ajudar os desabrigados surdos. Esse projeto, que visa melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social dessa comunidade, enfrenta desafios adicionais devido às condições adversas causadas pela enchente. A acessibilidade e o suporte disponíveis para os desabrigados surdos podem ter sido severamente afetados, dificultando o alcance dos objetivos do projeto e o impacto positivo esperado na comunidade.

Coordenador(a): Renata Heinzelmann

Cidade de Execução: Alvorada

Público Alvo: Pessoas surdas e intérpretes

Projeto

Última atualização em 23/07/2025

Fim do conteúdo