IFRS e Tribunal Regional do Trabalho fazem parceria para promover acessibilidade em sites e documentos digitais

Foto do prédio do Centro Tecnológico de Acessibilidade com o texto: Acessibilidade digital será aprimorada na Justiça do Trabalho gaúcha a partir de parceria entre o CTA/IFRS e o TRT-4

Na foto, o prédio do CTA/IFRS, localizado junto ao Campus Bento Gonçalves

Um convênio assinado entre o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) vai possibilitar o aprimoramento da acessibilidade digital da Justiça do Trabalho gaúcha.

Uma das frentes é a criação de manual para produzir acessivelmente os principais documentos do TRT-4, nas três ferramentas mais usadas: Libre Office, Microsoft Office e Google Docs. Esse documento também abarcará instruções sobre o gerenciador de conteúdo usado nos portais do Tribunal. Uma análise de 15 páginas do site externo do TRT-4 será feita, ajudando a mapear as melhorias necessárias.

Previamente, o CTA atualizará seu próprio Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais para contemplar inovações tecnológicas e incluir o uso de redes sociais. Ele então embasará a publicação específica para o TRT-4.

O acordo determina ainda que o Tribunal promoverá palestra para a comunidade do IFRS, abordando as relações de trabalho pelo viés das pessoas com deficiência. Todo o projeto será executado por bolsistas do IFRS, que após sua seleção receberão capacitação sobre as atividades a serem desempenhadas.

O auxílio buscado pelo TRT-4 resulta de recomendações originadas em auditoria sobre acessibilidade digital realizada pelo Conselho Nacional de Justiça. Essa inspeção foi feita em todos tribunais brasileiros, no sentido de implementar a Resolução 401/2021 do CNJ.

Centro Tecnológico de Acessibilidade

O CTA é referência nacional em acessibilidade e inclusão no ambiente educacional. Já atuou em diversos projetos com os setores público e privado para promoção da acessibilidade digital, incluindo a elaboração do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). No Centro também são produzidos recursos de tecnologia assistiva voltados para a educação. Os itens são confeccionados a partir das demandas dos estudantes, a baixo custo. Além disso, os pesquisadores do CTA participaram da elaboração de um Guia de Acessibilidade para Comunicadores, em que são apresentadas dicas e sugeridos materiais que podem auxiliar na elaboração de conteúdos digitais mais acessíveis, eliminando barreiras que impedem ou dificultam o acesso de pessoas com deficiência.

Texto: site do TRT-4 (Bárbara Frank e Inácio do Canto – Secom/TRT-4), com adaptações.