IFRS é polo EaD de curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos

Lançado edital para seleção da primeira turma do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) do curso gratuito de Especialização Lato Sensu em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso é EaD e tem como polo para atividades presenciais o Campus Restinga (Porto Alegre), que receberá atividades presenciais do curso (avaliações de trabalhos). São 50 vagas destinadas para o IFRS, e as aulas terão início em dezembro.

A especialização é ofertada pelo Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O curso é dirigido para graduados em um curso superior e a profissionais, com nível superior, que atuam em instituições da rede pública de ensino.

Para funcionamento do curso no campus, serão selecionados um coordenador de polo e professores mediadores (tutores). Para coordenador de polo, a seleção será realizada pelo campus, e as inscrições ocorrem até 5 de outubro (veja o edital interno). As três vagas para professores mediadores são para servidores do Campus Restinga, e a seleção é feita pelo IFRN, através de edital – as inscrições ocorrem no período de 4 a 15 de outubro. Ambas as funções receberão bolsas e serão compreendidas como atividades extras.
O curso
A especialização tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública em todo o país.
  • O curso visa implementar mudanças na prática curricular e pedagógica da Educação Profissional presencial e à distância, interligada à Educação de Jovens e Adultos nas redes federal, estadual e municipal por meio da formação continuada de gestores, professores, tutores da EaD e técnicos educacionais;
  • Conheça o Projeto Pedagógico (PPC).
Quem pode participar?
  • Graduados em nível superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo);
  • Profissionais com nível superior que atuam em instituições da rede pública de ensino que ofertam EJA ou PROEJA;
  • Docentes, tutores, instrutores e gestores, como secretários, pedagogos, coordenadores, diretores, pró-reitores e demais profissionais da educação.
Vagas no país
  • Serão 30 instituições polo em todo país, dentre Institutos Federais, Universidades Federais e Estaduais, Secretarias Estaduais de Educação, cada uma com 50 vagas, totalizando 1500 vagas.
  • 1.500 vagas, sendo 60% destinadas a profissionais efetivos da educação pública federal: 30% da educação pública estadual; e 10% da educação pública municipal. As vagas serão ofertadas em 28 polos.
  • Vagas no polo do Campus Restinga: 50 vagas