Pós-graduação
IFRS é polo EaD de curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
publicado em 02 de outubro de 2018
última modificação em 15 de outubro de 2018
Lançado edital para seleção da primeira turma do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) do curso gratuito de Especialização Lato Sensu em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O curso é EaD e tem como polo para atividades presenciais o Campus Restinga (Porto Alegre), que receberá atividades presenciais do curso (avaliações de trabalhos). São 50 vagas destinadas para o IFRS, e as aulas terão início em dezembro.
-
Acesse o edital de seleção dos alunos. As inscrições de novos estudantes ocorrerão de 08 a 22 de outubro de 2018.
A especialização é ofertada pelo Campus EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). O curso é dirigido para graduados em um curso superior e a profissionais, com nível superior, que atuam em instituições da rede pública de ensino.
Para funcionamento do curso no campus, serão selecionados um coordenador de polo e professores mediadores (tutores). Para coordenador de polo, a seleção será realizada pelo campus, e as inscrições ocorrem até 5 de outubro (veja o edital interno). As três vagas para professores mediadores são para servidores do Campus Restinga, e a seleção é feita pelo IFRN, através de edital – as inscrições ocorrem no período de 4 a 15 de outubro. Ambas as funções receberão bolsas e serão compreendidas como atividades extras.
O curso
A especialização tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública em todo o país.
- O curso visa implementar mudanças na prática curricular e pedagógica da Educação Profissional presencial e à distância, interligada à Educação de Jovens e Adultos nas redes federal, estadual e municipal por meio da formação continuada de gestores, professores, tutores da EaD e técnicos educacionais;
- Conheça o Projeto Pedagógico (PPC).
Quem pode participar?
- Graduados em nível superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo);
- Profissionais com nível superior que atuam em instituições da rede pública de ensino que ofertam EJA ou PROEJA;
- Docentes, tutores, instrutores e gestores, como secretários, pedagogos, coordenadores, diretores, pró-reitores e demais profissionais da educação.
Vagas no país
- Serão 30 instituições polo em todo país, dentre Institutos Federais, Universidades Federais e Estaduais, Secretarias Estaduais de Educação, cada uma com 50 vagas, totalizando 1500 vagas.
- 1.500 vagas, sendo 60% destinadas a profissionais efetivos da educação pública federal: 30% da educação pública estadual; e 10% da educação pública municipal. As vagas serão ofertadas em 28 polos.
- Vagas no polo do Campus Restinga: 50 vagas