IFRS é parceiro em projeto de democratização da Ciências da Natureza e suas Tecnologias Sociais

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio de docentes dos campi Canoas, Osório, Porto Alegre, Restinga e Viamão, é parceiro do projeto Ensino e aprendizagem de ciências da natureza e suas tecnologias sociais na educação básica: novas redes de conhecimento, inovação e sustentabilidade no Rio Grande do Sul. A ação estadual, coordenada pela Ufrgs, foi aprovada na chamada pública Ciência na Escola, do Ministério da Educação e Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O projeto tem parceria, também, da Uergs, da PUCRS e da Unisinos.

A ação objetiva criar uma rede para aprimorar o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias Sociais na educação básica em escolas públicas já mapeadas, com alta vulnerabilidade social, na região metropolitana e no litoral norte. Miniprojetos de investigação (letramento científico, cultural e digital) bem como oficinas temáticas interdisciplinares estão previstas.

“Espera-se que os estudantes gaúchos da rede possam obter melhor desempenho em exames (inter)nacionais e estar mais preparados para os desafios futuros inerentes às vivências dos ambientes diversos de trabalho. Trata-se de um projeto estrutural que envolve professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com vasta experiência em práticas pedagógicas inovadoras. Espera-se que o projeto possa encorajar meninos e meninas em situação de alta vulnerabilidade social, econômica e cultural a trilhar as carreiras científicas e tecnológicas e a reconhecer na universidade um potencial para o exercício da cidadania plena e mobilidade social”, explica o resumo do projeto aprovado na chamada pública.

As atividades estão previstas para começar no final de 2019 e devem ocorrer até 2022.

As etapas previstas da ação são:

• Planejamento, processo de escuta dos professores e organização das ações a partir do perfil da escola e interesses das escolas;
  • Aquisição e preparação das tecnologias sociais e educacionais e suas metodologias de uso didático e manutenção;
  • Preparação dos pesquisadores que atuarão com professores e alunos da educação básica;
  • Formação dos docentes e estudantes das equipes locais do projeto e nas cidades da rede e realização de visitas às IES;
  • Apresentação da proposta aos alunos da educação básica pelos pesquisadores;
  • Execução das minicursos/oficinas com professores e estudantes da educação básica, com acompanhamento dos pesquisadores;
  • Interação escola-universidade (visitas dos estudantes às IES).