IFRS dá início à construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028

Auditório do IFRS Campus Bento Gonçalves lotado com participantes do evento.

Chegou o momento de reunir a comunidade para refletir e definir os principais caminhos que o IFRS seguirá nos próximos cinco anos. Ocorreu nesta quinta-feira, 09 de março de 2023, o evento de lançamento e capacitação para a construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – período  2024 a 2028.

A atividade foi realizada no Salão de Atos do Campus Bento Gonçalves, reunindo gestores da Reitoria e dos campi e membros das diferentes comissões de elaboração do Plano.

Solenidade de abertura

Na abertura, o reitor, Júlio Xandro Heck, destacou que este será um ano de desacelerar processos e fluxos para discutir “o que queremos daqui a cinco anos, quais caminhos escolheremos, como podemos fazer mais e melhor para a sociedade”. Para ele, é preciso um IFRS unido e que ao mesmo tempo respeite as especificidades locais.

Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck proferindo fala de abertura do evento. Ao fundo mesa de abertura do evento com autoridades.

Júlio pediu que a revisão do PDI possa “reafirmar compromissos históricos: com a educação pública, laica, cidadã e socialmente referenciada; com a oferta prioritária de ensino médio integrado; a liberdade de aprender e ensinar; a inclusão, a democracia e a diversidade”.

A importância de discussões participativas e democráticas em cada uma das unidades durante a elaboração do PDI foi salientada na fala do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo. Segundo ele, esse é o formato para o documento final expressar desejos da comunidade interna e externa, estar em consonância com a missão institucional e com a Lei de criação dos IFs.

O diretor-geral do Campus Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro, também falou na solenidade, dando as boas-vindas e ressaltando a simbologia do espaço do evento: no mesmo Salão de Atos, há alguns anos, era discutida a criação dos Institutos Federais.

A mesa de abertura foi composta também pelos pró-reitores Tatiana Weber (Administração), Lucas Coradini (Ensino), Marlova Benedetti (Extensão) e Eduardo Girotto (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e pelo diretor de Gestão de Pessoas, Marc Emerim.

Atividades de capacitação

Professor doutor em Educação Luis Enrique Aguilar (Unicamp) realizando palestra no evento. A importância de a instituição estar atenta ao contexto e às tendências sociais e econômicas para planejar os próximos anos com assertividade foi um dos destaques da fala do doutor em Educação Luis Enrique Aguilar (Unicamp), presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Ele proferiu a palestra “Construção Coletiva do PDI: Participação democrática e planejamento”, no turno da manhã.

Para ele, o contexto global de instabilidade, o baixo crescimento econômico, as desigualdades crescentes e a crise ambiental são tendências a serem observadas. O palestrante destacou ainda que a pandemia criou a necessidade de repensar os currículos e essa atualização deve considerar mudanças tecnológicas, econômicas e as trazidas pela pandemia de Covid-19. Na avaliação do professor, as instituições de ensino precisam articular inovação tecnológica com o histórico do conhecimento e saber se os cursos ofertados estão em sintonia com o mundo.

Pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Letícia Martins proferindo fala no evento.

No turno da tarde ocorreu a apresentação da Metodologia para a Construção do PDI 2024-2028, pela pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional (Prodi), Letícia Martins. Após, o chefe do Departamento de Planejamento Estratégico da Prodi, Rodrigo Noll, falou sobre o OpenProject IFRS – Gestão de Projetos, que será utilizado pelas comissões como ambiente de comunicação para o acompanhamento dos trabalhos, e sobre o Painel IFRS – Recursos, serviços e resultados, que reúne importantes dados da instituição.

Sobre o PDI:

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) identifica e orienta os próximos passos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É a partir das definições do PDI que o IFRS vai atuar para cumprir a sua missão e atingir seus objetivos. Além disso, o Plano é obrigatório por lei e uma importante ferramenta de gestão.

Devido ao impacto do contexto da pandemia de Covid-19 nas ações propostas no PDI 2019-2023, o Conselho Superior do IFRS (Consup) aprovou a prorrogação do documento com a revisão de cinco capítulos: Perfil Institucional; Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas; Infraestrutura; Organização; e Gestão de Pessoal e Capacidade e Sustentabilidade Financeira. Haverá revisão também dos indicadores e a definição de metas institucionais.

O trabalho será coordenado por comissões, com a participação de servidores de diferentes áreas e campi. No entanto, toda a comunidade acadêmica será convidada a contribuir com as discussões e definições.

As comissões do PDI 2024/2028 serão: Comissão Central; Comissão Operacional; e comissões temáticas de Planejamento Estratégico; Oferta de Cursos e Vagas; Infraestrutura; Gestão de Pessoas e Organização Administrativa; e Sustentabilidade Financeira, além de uma comissão local em cada unidade.