IFRS conquista terceira patente com produto desenvolvido pelo Campus Bento Gonçalves

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu este ano a concessão de mais uma patente de invenção pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta é a terceira concedida ao Instituto (veja mais no final do texto) e a segunda do Campus Bento Gonçalves.

A invenção, desenvolvida pelo professor Leonardo Cury da Silva e pelo egresso do curso superior em Viticultura e Enologia, Cassandro Davi Emer, promete revolucionar a prática da poda na viticultura, ao introduzir um sistema automático de desinfecção de equipamentos de corte, prevenindo a contaminação entre plantas.

A inovação proposta pelo campus resolve um problema crítico enfrentado por fruticultores, especialmente na viticultura, na qual a contaminação por esporos fúngicos e bactérias é uma das principais causas do declínio e morte de plantas. Tradicionalmente, os agricultores recorrem a métodos manuais para desinfetar os equipamentos de poda, o que pode ser ineficaz e até prejudicial, devido à evaporação de soluções alcoólicas e ao aumento da contaminação.

Solução automatizada

O sistema patenteado oferece uma solução automatizada, que inclui um meio de acoplamento ao equipamento de corte, um sensor de moção, uma bomba hidráulica, um reservatório de fluído e uma unidade de controle. Este conjunto permite a desinfecção contínua e eficiente dos utensílios de corte, reduzindo significativamente o tempo e a mão de obra necessários para essa tarefa, além de aumentar a segurança e a confiabilidade do processo.

A aplicação deste novo sistema é ampla e pode beneficiar não apenas viticultores, mas também produtores de outras culturas frutíferas que requerem cuidados rigorosos para evitar a propagação de doenças. A inovação contribui para a padronização e a adoção de métodos de referência internacionais, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção agrícola brasileira.

Com a concessão desta patente, o IFRS reforça seu papel de destaque na pesquisa e inovação tecnológica, demonstrando o impacto positivo que o ensino de qualidade pode ter na solução de problemas reais enfrentados pelo setor agrícola.

Confira as outras duas patentes do IFRS

Matéria da Comunicação do Campus Bento Gonçalves com adição de informações pela Reitoria