Início do conteúdo

IFRS certifica mais de 200 estudantes em cursos de qualificação do Programa EJA integrada à Educação Profissional


Formatura no Campus Alvorada

Os três últimos meses de 2024 foram de formaturas para 211 estudantes jovens e adultos que concluíram cursos de qualificação profissional ofertados pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se do Programa de apoio à oferta da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA/EPT), fruto de uma parceria entre o governo federal, através do IFRS, com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), prefeituras de Canoas, Ibirubá, Porto Alegre, Taquara e Vacaria.

O momento de celebração não é apenas dos concluintes, mas também de quem faz parte de toda estrutura por trás da oferta dos cursos. A coordenadora pedagógica do Programa no IFRS, Greicimara Vogt Ferrari, aponta que os cursos de qualificação profissional são uma porta de entrada para o mundo do trabalho e que muitas vezes as formaturas no EJA/EPT são a primeira da vida dos estudantes “E isso nos emociona, também por acreditar que eles podem muito mais. Sabemos que enfrentam realidades duras, mas com qualificação podem usufruir de melhores oportunidades. A formatura nestes cursos é um momento cheio de sentido, primeiro por celebrar a conquista de uma etapa, depois para mostrar que o IFRS segue à disposição para estudantes e suas famílias”. 

 

Formatura no Campus Canoas

Foram concluídas 13 turmas. Pelo Campus Alvorada foram 25 formados no curso de Assistente Administrativo. O Campus Canoas certificou 45 pessoas, sendo 22 em Assistente Administrativo e 23 em Operador de Computador. Já no Campus Ibirubá foram seis em Assistente de Controle de Qualidade. No Campus Osório 22 pessoas em Operador de Computador.

O Campus Porto Alegre formou 25 pessoas em Assistente Administrativo, quatro em Assistente de Secretaria Escolar e 18 em Recepcionista em Serviços de Saúde. No Campus Restinga foram quatro Monitores de Atividades de Lazer/Recreação e 23 em Operador de Computador. O Campus Rolante formou 22 em Assistente Administrativo. O Campus Vacaria cinco em Operador de Computador e o Campus Viamão 12 em Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

 

Transformação de todos os lados

Antonio Lindomar Machado foi um dos formados. Ele fez o curso de Assistente Administrativo do Campus Rolante e disse que a experiência foi desafiadora para todos os participantes que tiveram que se engajar nos conteúdos. “Nossas professoras com muito amor e paciência ensinaram o conteúdo e aprofundaram com assuntos que nos fizeram adquirir grandes aprendizagens sobre todas as matérias.” Antonio acredita que esta é a primeira de muitas oportunidades de continuar estudando e aprendendo. “Agradeço em nome de cada um dos meus colegas, que assim como eu também serão eternamente gratos!”, conclui.

E a transformação  também acontece com quem ensina. Conforme a coordenadora do curso de Assistente Administrativo do Campus Alvorada, Danielle Azevedo, esta foi uma oportunidade de oferecer aos estudantes ferramentas para ressignificar suas trajetórias e construir um futuro melhor. “Enriqueceu minha própria jornada profissional e pessoal ao testemunhar suas conquistas.” 

Para Fernando Lóris Ortolan, coordenador geral do EJA/EPT no IFRS, são excelente os resultados obtidos nos campi da instituição: “Além de proporcionar a qualificação profissional ao público da EJA, que por diversos motivos não tiveram acesso ou continuidade de seus estudos, visa, também, desenvolver o potencial e proporcionar novas oportunidades no mundo do trabalho.” Para Fernando, outro mérito é o trabalho articulado com as redes municipais e estadual de ensino, fortalecendo o debate da EJA e sua articulação com a educação profissional. “Os estudantes, inclusive, estão conhecendo o IFRS e ingressando na Instituição através dos nossos processos seletivos.”

 

Sobre o programa EJA/EPT
Dentre os princípios do programa estão a possibilidade de integrar a formação básica e a profissional, oferecendo formação integral do estudante de forma a propiciar a melhoria de suas condições de vida e de trabalho.

Em 2025 serão ofertadas sete turmas:

Assistente Administrativo, nos campi Alvorada, Porto Alegre e Rolante;

Operador de Computador , nos campi Canoas, Osório e Restinga;

Agricultor Familiar, no Campus Sertão.

Fim do conteúdo