Início do conteúdo

Remoção por motivo de saúde


Definição

É o deslocamento do servidor(a), a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

A remoção poderá ocorrer nas seguintes modalidades:

1 – De ofício, no interesse da administração;

2 – A pedido, a critério da administração;

3 – A pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da administração:

3.1 – Para acompanhar cônjuge ou companheiro(a), também servidor(a) público civil ou militar, de qualquer dos poderes da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, deslocado no interesse da Administração.

3.2 – Por motivo de saúde do(a) servidor(a), cônjuge, companheiro(a) ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial.

3.3 – Em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão em que estejam lotados.

A remoção com base nos itens 3.1 e 3.2 ocorrerão independentemente da existência de vaga.

 

Documentação necessária

3.2 – Por motivo de saúde do(a) servidor(a), cônjuge/companheiro(a) ou dependente:

– Laudo médico com a identificação e histórico da patologia, tipo de tratamento prescrito e duração do tratamento a ser apresentado NA PERÍCIA , não devendo ser anexado ao processo.

 

Informações gerais

3.2 – Por motivo de saúde do(a) servidor(a), cônjuge/companheiro(a) ou dependente:

– A remoção será em caráter definitivo quando o laudo emitido pela junta médica oficial identificar que a patologia é permanente e/ou irreversível. Quando o laudo médico emitido pela junta médica oficial identificar que a patologia é transitória e/ou reversível, a remoção será em caráter temporário, prorrogada mediante requerimento do(a) servidor(a), sendo necessária nova avaliação por parte da junta médica oficial, até que ocorra o fim da patologia.

– Constatado pela junta médica oficial, quando da nova avaliação, o fim da patologia que deu fundamentação à remoção, não haverá renovação da remoção e o servidor terá um prazo máximo de 10 (dez) dias consecutivos para retornar ao efetivo exercício na sua unidade de origem.

– Expirado o prazo previsto no parágrafo anterior, e o(a) servidor(a) removido(a) não se apresentar na sua unidade de origem, sem justificativa formal, será considerada, para todos os efeitos, ausência ao trabalho.

– A administração poderá, a qualquer tempo, solicitar reavaliação, pela junta médica oficial, dos processos de remoção, a pedido, cuja motivação tenha sido enfermidade do(a) servidor(a), cônjuge/companheiro(a) ou dependente que viva às suas expensas.

 

Fluxo do processo

Passo 1 – Servidor(a) envia por e-mail para a Gestão de Pessoas de sua unidade de exercício requerimento. OBSERVAÇÃO: não deverão ser anexados ao processo quaisquer documentações médicas, estas deverão ser apresentadas somente no momento da perícia.

Passo 2 – Gestão de Pessoas recebe o requerimento e cadastra o processo, encaminhando-o à SAtS/DGP/Reitoria.

Passo 3 – SAtS recebe o processo e solicita agendamento de perícia por junta médica oficial à unidade SIASS mais próxima.

Passo 4 – Unidade SIASS comunica data e horário da perícia à SAtS e Gestão de Pessoas.

Passo 5 – Gestão de Pessoas comunica servidor(a) data/horário/local da perícia agendada.

Passo 6 – Servidor(a) comparece à perícia juntamente com cônjuge/companheiro(a) ou dependente caso motivo não venha a ser de sua própria saúde.

Passo 7 – Unidade SIASS conclui avaliação e envia o laudo médico pericial para a SAtS.

Passo 8 – SAtS anexa laudo médico pericial ao processo e:

– Se concluso quanto à necessidade de remoção, encaminha processo para a Gestão de Pessoas para ciência do(a) servidor(a) para, em seguida, ser encaminhado à Coordenadoria de Mobilidade/DGP/Reitoria.

– Se concluso quanto à não necessidade de remoção, encaminha processo para a Gestão de Pessoas para ciência do(a) servidor(a) e posterior devolução para arquivamento.

 

Previsão legal

– Artigo 36 e parágrafos da Lei 8.112/90

 

Previsão legal

OBS.: para preenchimento do formulário é necessário realizar o download do arquivo no formato que desejar, através dos comandos: ARQUIVO>FAZER DOWNLOAD.

Requerimento remoção por motivo de saúde

Última atualização em 22/05/2023

Fim do conteúdo