Início do conteúdo

Isenção de Imposto de Renda


Definição

Benefício concedido ao servidor inativo (aposentado) e pensionista em virtude da constatação de doenças graves, em conformidade com o disposto no inciso XIV do art. 6º da Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

 

Requisitos básicos

Os portadores de doenças graves são isentos do Imposto de Renda desde que se enquadrem cumulativamente nas seguintes situações:

  1. Os rendimentos sejam relativos a aposentadoria, pensão ou reforma (outros rendimentos não são isentos), incluindo a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia; e
  2. Seja portador de uma das doenças previstas no inciso XIV do art. 6º da Lei nº 7.113/1988.

 

Documentação necessária

–  Requerimento padrão devidamente preenchido.
–  Atestados médicos e documentos complementares deverão ser apresentados NA PERÍCIA, não devendo ser anexados ao processo.

 

Fluxo do processo

Passo 1 – Aposentado/Pensionista preenche o requerimento e envia por e-mail para Gestão de Pessoas da Unidade.

Passo 2 – Gestão de Pessoas confere o preenchimento do requerimento, cadastra o processo e encaminha à SAtS/DGP/Reitoria.

Passo 3 – SAtS recebe o processo, confere a documentação anexada e solicita agendamento de perícia à unidade SIASS mais próxima.

Passo 4 – Unidade SIASS comunica data e horário da perícia à SAtS e Gestão de Pessoas.

Passo 5 – Gestão de Pessoas comunica aposentado/pensionista data/horário/local da perícia agendada.

Passo 6 – Aposentado/Pensionista comparece à perícia.

Passo 7 – Unidade SIASS conclui avaliação e envia o laudo médico pericial para a SAtS.

Passo 8 – SAtS anexa laudo médico pericial ao processo e:

– se concluso quanto à existência de doença prevista na Lei nº 7.713/1988, alterada pela Lei nº 11.052/2004, encaminha processo, via SIPAC, para a Coordenadoria de Cadastro de Pessoas da DGP, após os devidos lançamentos a Coord. de Cadastro de Pessoas encaminha para o AFD.

– se concluso quanta à inexistência de nenhuma das doenças relacionadas na Lei nº 7.713/1988, alterada pela Lei nº 11.052/2004, encaminha processo à Gestão de Pessoas para ciência do aposentado/pensionista e, posterior devolução para arquivamento.

 

Previsão legal

Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988.

Lei 11.052, de 29 de dezembro de 2004.

 

Arquivos relacionados

OBS: Para preenchimento do formulário é necessário realizar o download do arquivo no formato que desejar, através dos comandos: ARQUIVO>FAZER DOWNLOAD.

Requerimento de Isenção de Imposto de Renda

Última atualização em 12/04/2023

Fim do conteúdo