Início do conteúdo

Progressão por Mérito Profissional


Definição

Progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 (dezoito) meses de efetivo exercício, observado o respectivo nível de capacitação.

Documentação Necessária

1 – Formulário de Avaliação de Desempenho – Servidor

2 – Formulário Avaliação de Desempenho – Chefia Imediata

Informações Gerais

– O servidor técnico-administrativo em educação deverá solicitar sua progressão por mérito profissional, observando o interstício de 18 meses, de acordo com a Lei 11.091/2005.

– A Progressão por Mérito Profissional terá por base a avaliação de desempenho, a ser realizada de acordo com as normas da instituição.

– A mudança de padrão de vencimento não acarretará mudança de nível de classificação e capacitação.

– Caso o servidor seja reprovado na avaliação de desempenho de um determinado interstício (18 meses), o mesmo terá direito a nova avaliação somente após transcorrido o próximo interstício de 18 meses.

Fluxo do Processo

Passo 1 – Servidor encaminha por e-mail para a Gestão de Pessoas da unidade organizacional, os seguintes formulários:

Formulário de Avaliação de Desempenho – Servidor, devidamente preenchido e assinado; e

Formulário de Avaliação de Desempenho – Chefia Imediata, devidamente preenchido e assinado.

É de responsabilidade do servidor encaminhar os dois formulários já preenchidos e assinados.

Passo 2 – Gestão de Pessoas da unidade organizacional  cadastra o processo no sistema, analisa a documentação recebida, anexando os formulários e a  ficha funcional com a progressões anteriores e faz o encaminhamento para o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da DGP/Reitoria, via  sistema.

Passo 3 –  DDP emite a Portaria*, anexa ao processo e o encaminha para a Coordenadoria de Cadastro de Pessoas (CCP) da DGP/Reitoria, via sistema.

Passo 4 – CCP realiza  a alteração  funcional no sistema SIAPE efetivando os devidos acertos financeiros  e devolve o processo no sistema para Gestão de Pessoas da unidade organizacional.

Passo 5 – Gestão de Pessoas da unidade organizacional recebe o processo, dá ciência para o servidor interessado e o encaminha para a unidade de Assentamento Funcional Digital e Arquivo da DGP/Reitoria.

* Caso o servidor seja REPROVADO na avaliação de desempenho, o DDP analisa o processo, preenche as planilhas de controle e devolve o processo para a gestão de pessoas do Campus/Reitoria. Após transcorrido o próximo interstício (18 meses), as novas avaliações de desempenho devem ser anexadas ao processo administrativo em que consta a avaliação anterior (reprovação).

Previsão Legal

Lei nº 11.091, de 12/01/2005

Lei nº 11.784, de 22/09/2008

Decreto nº 5.824, de 29/06/2006

Decreto nº 5.825, de 29/06/2006

Arquivos Relacionados

OBS: Para preenchimento dos formulários é necessário realizar o download dos arquivos no formato que desejar, através dos comandos: ARQUIVO>FAZER DOWNLOAD.

Formulário Avaliação de Desempenho – Servidor

Formulário Avaliação de Desempenho – Chefia Imediata

Última atualização em 04/07/2023

Fim do conteúdo